A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 20, o Reajuste Tarifário Anual das tarifas da Roraima Energia. Com a decisão, os consumidores terão um aumento médio de 24,13% na conta de luz, percentual que passa a valer a partir do próximo dia 25.
De acordo com a Aneel, os maiores reajustes atingem os consumidores ligados à alta tensão, como grandes empresas e indústrias, que terão elevação média de 28,93%. Já os clientes de baixa tensão, principalmente residenciais, terão um acréscimo médio de 22,90%.
O aumento é atribuído, principalmente, à elevação dos encargos setoriais que compõem a tarifa, aos custos de transmissão de energia elétrica e às despesas financeiras da distribuidora. Esses fatores impactam diretamente o valor final pago pelos consumidores.
A decisão da Aneel seguiu o voto do diretor-relator Fernando Luiz Mosna Ferreira da Silva, que destacou que o reajuste leva em consideração o aumento no custo da compra de energia, os encargos do setor elétrico, a correção inflacionária, a atualização de contratos e a necessidade de manter o equilíbrio financeiro da concessionária, garantindo a continuidade do fornecimento de energia.
A Roraima Energia atende cerca de 218 mil unidades consumidoras em todo o estado. O faturamento anual da concessionária gira em torno de R$ 844 milhões de reais.
Comentários: