Em alusão ao Janeiro Roxo, mês de combate à hanseníase, a Policlínica Coronel Mota realiza, a partir desta segunda-feira, 26, atendimentos de livre demanda voltados a pessoas que apresentem sintomas suspeitos da doença ou que tenham histórico de casos na família. A ação segue até sexta-feira, 30.
Durante a semana, profissionais de saúde estarão disponíveis para avaliação clínica, identificação de sinais da doença e encaminhamento adequado para tratamento, quando necessário.
Para participar, é necessário comparecer diretamente à unidade, no horário das 7h às 11h, no bloco A, nas salas 11, 12, 13 e 14, levando documento oficial com foto e Cartão do SUS, e procurar a equipe responsável pela campanha. Serão disponibilizadas 40 vagas diárias.
“Uma campanha desse porte é extremamente importante para a conscientização da população, que muitas vezes não sabe que está com a doença. Também é fundamental para reforçar que a hanseníase tem cura e que contamos com profissionais empenhados em melhorar a qualidade de vida e a atenção prestada a esses pacientes”, afirmou a gerente do Núcleo de Controle da Hanseníase, Keiciane Matos.
Segundo ela, a hanseníase é uma doença infecciosa crônica, causada por bactéria, que acomete principalmente a pele e os nervos periféricos. A ação tem como objetivo ampliar o diagnóstico precoce, orientar a população e garantir acesso rápido ao atendimento especializado.
“Os sintomas incluem manchas na pele com alteração de sensibilidade ao calor, ao frio, à dor e ao toque; comprometimento dos nervos periféricos; áreas com diminuição de pelos e suor; sensação de formigamento ou fisgadas, principalmente nas mãos e nos pés; diminuição ou ausência de força muscular na face, nas mãos e nos pés; além de caroços no corpo, que em alguns casos podem ser avermelhados e doloridos”, ressaltou.
Comentários: