Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Entrevistadores são treinados para levantamento imobiliário e pesquisa social do Reurb em São Luiz do Anauá

Treinamento antecedeu lançamento oficial do programa da Assembleia Legislativa de Roraima, que vai beneficiar moradores com títulos definitivos de pro

Entrevistadores são treinados para levantamento imobiliário e pesquisa social do Reurb em São Luiz do Anauá
Treinamento ocorreu também nas ruas, com aplicação prática do formulário destinado aos moradores/ Foto: Jader Souza/SupCom-ALE-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promoveu, nesta segunda-feira (5), em São Luiz do Anauá, a primeira etapa prática do Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb), com o treinamento de dez entrevistadores que atuarão no cadastramento dos imóveis e na aplicação de questionários socioeconômicos. A atividade antecedeu a cerimônia de lançamento oficial do Reurb no município, localizado a 300 km de Boa Vista.

O cadastramento é fundamental para levantar dados sociais e estruturais dos moradores e das residências, e assim permitir a emissão de títulos definitivos de propriedade. Durante o treinamento, os entrevistadores fizeram uma visita-piloto à casa do servidor público Antônio Ferreira da Silva, conhecido como “Seu Fininho”. Morador há 30 anos de São Luiz do Anauá, ele será um dos beneficiados pelo programa.

“Ter o título vai mudar minha vida. Um dos maiores benefícios é poder ir ao banco para tentar reformar minha casa, pois toda pessoa quer ter um lar decente para morar. Com o documento, posso ir à Caixa Econômica ou a qualquer banco, e terei mais facilidade para conseguir um empréstimo”, afirmou o morador, que vive em um imóvel de madeira.

Uma das entrevistadoras treinadas é Taylla Leitão, estudante do segundo ano do ensino médio. Ela reforçou a relevância da própria participação no programa da Casa Legislativa.

“O primeiro benefício do Reurb é a regularização. Mas ele também possibilita que as famílias tenham acesso a políticas públicas. A gente identifica a realidade de cada casa e isso será um dado importante informado à prefeitura. É um projeto que abre várias portas para a vida da população”, ressaltou a jovem.

O presidente do Instituto Amazônia Ambiental, Bruno Castro, foi o instrutor do treinamento e explicou que a instituição já concluiu o georreferenciamento da área urbana de São Luiz do Anauá e que os dados coletados serão integrados a um sistema completo de regularização.

“Os entrevistadores vão visitar todas as residências para identificar quem mora em cada uma, quantas pessoas vivem ali, se as crianças estão na escola e se há alguém com problemas de saúde. Depois, com base nesse levantamento e nos mapas, será feita a consolidação dos dados, que serão enviados à prefeitura. Após validar essas informações, o município poderá emitir e entregar os títulos definitivos à população”, detalhou o representante do instituto.

 

O que é o Reurb?

 

O Programa de Regularização Fundiária Urbana (Reurb) do parlamento roraimense é uma iniciativa que busca garantir o direito à moradia por meio da entrega de títulos definitivos de propriedade a moradores de áreas urbanas que ainda não possuem regularização legal, e tem como foco promover segurança jurídica, acesso a crédito, valorização dos imóveis e inclusão social de famílias que vivem há anos em terrenos sem documentação.

A ALE-RR coordena o Reurb em parceria com prefeituras municipais e instituições especializadas, realizando etapas que envolvem georreferenciamento, cadastramento imobiliário e levantamento socioeconômico. A ação permite que os dados sejam organizados e validados para que, ao final, os títulos sejam entregues de forma gratuita aos beneficiários, o que fortalece o planejamento urbano e o desenvolvimento das cidades.

 

FONTE/CRÉDITOS: SupCom ALE-RR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)