Instalada estrategicamente no sul de Roraima desde 1º de agosto de 2025, a Força Integrada de Segurança Pública encerrou o ano com resultados expressivos no enfrentamento ao crime organizado. Em menos de cinco meses de atuação, a operação resultou na prisão de 84 pessoas, além da apreensão de drogas, armas, veículos e outros materiais diretamente ligados a atividades ilícitas.
A iniciativa consolidou uma frente permanente, qualificada e baseada no uso intensivo da inteligência policial para conter a atuação de facções criminosas na região, especialmente aquelas ligadas ao tráfico de drogas.
De acordo com o coordenador da operação, delegado Wesley Costa de Oliveira, as ações foram concentradas principalmente no município de Rorainópolis e em áreas adjacentes do sul do Estado, região que passou a receber presença contínua e reforçada das forças de segurança.
“A atuação é planejada, integrada e direcionada ao desmonte da estrutura financeira e operacional das organizações criminosas. Não se trata apenas de presença policial, mas de ações estratégicas baseadas em investigação e inteligência”, explicou.
A operação reúne, de forma articulada, a PCRR (Polícia Civil de Roraima), a PMRR (Polícia Militar de Roraima), a PPRR (Polícia Penal de Roraima) e a FICCO (Força Integrada de Combate ao Crime Organizado), ampliando significativamente a capacidade de resposta do Estado diante da criminalidade organizada instalada no sul de Roraima.
Segundo a delegada-geral da PCRR, Darlinda de Moura Viana, a instalação de um esforço concentrado na região faz parte de uma estratégia clara e permanente de enfrentamento ao crime organizado.
“O sul de Roraima passou a receber uma atuação qualificada e contínua das forças de segurança. A integração institucional e o uso da inteligência policial permitiram avanços consistentes contra as organizações criminosas. Os resultados demonstram que a estratégia está funcionando e seguirá como prioridade da nossa gestão”, afirmou.
Balanço da operação integrada
Entre 1º de agosto e 30 de dezembro de 2025, as ações resultaram na prisão de 84 pessoas, sendo 47 prisões em flagrante, 22 cumprimentos de mandados judiciais e a lavratura de 15 TCOs (Termos Circunstanciados de Ocorrência).
No mesmo período, foram apreendidas quatro armas de fogo, 32 munições e 3 quilos e 168,4 gramas de entorpecentes, entre cocaína e skunk.
Também foram recolhidos 72 aparelhos celulares, três balanças de precisão, 13 veículos utilizados em práticas criminosas e R$ 3.612,50 em dinheiro, oriundos de atividades ilícitas.
O diretor do DPJI (Departamento de Polícia Judiciária do Interior), delegado Márcio Amorim, destacou que a atuação no sul do Estado segue diretrizes modernas de segurança pública, alinhadas a estratégias nacionais que priorizam a integração entre instituições como eixo central do combate ao crime organizado.
Já o coordenador da operação no sul de Roraima, delegado Wesley Costa de Oliveira, ressaltou que o emprego da inteligência policial tem possibilitado prisões qualificadas e elevado índice de conversão dos flagrantes em prisões preventivas pelo Poder Judiciário.
“O impacto já é perceptível na segurança da população. O trabalho é permanente e focado em resultados duradouros”, afirmou.
O comandante da 3ª Companhia da PMRR em Rorainópolis, capitão Valério Matos, também destacou o empenho do efetivo empregado na operação e ressaltou que os resultados já refletem na redução dos crimes patrimoniais, especialmente furtos, no município.
Para 2026, a meta é ampliar ainda mais as ações integradas no sul do Estado.
“Essa atuação demonstra o compromisso do Governo de Roraima com a segurança pública e reforça o enfrentamento ao crime organizado, que exige presença contínua, integração institucional e ações qualificadas capazes de produzir resultados concretos e duradouros para a população”, concluiu a delegada-geral Darlinda Viana.
Comentários: