Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Hopital de Roraima integra estudo nacional que investiga fatores genéticos associados ao AVC

A iniciativa faz parte do Projeto Artemis, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, e reúne 11 centros de pesquisa do país.

Hopital de Roraima  integra estudo nacional que investiga fatores genéticos associados ao AVC
Foto divulgação: Ascom/Sesau
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) foi selecionado para integrar um estudo nacional que investiga fatores genéticos associados ao AVC (Acidente Vascular Cerebral) do tipo isquêmico.

A iniciativa faz parte do Projeto Artemis, coordenado pelo Hospital Moinhos de Vento, do Rio Grande do Sul, e reúne 11 centros de pesquisa em diferentes regiões do país.

“Hoje temos uma assistência completa, investigação, reabilitação e estamos dando um passo mais na frente, pois estaremos participando de estudos que vão melhorar os tratamentos no futuro. Vamos estudar a genética dos pacientes com AVC, sabemos que 60% dos fatores de risco são conhecidos, mas 40% ainda não conhecemos o motivo, então estaremos nos aprofundando nisso, montaremos um banco genético no Brasil”, afirmou a coordenadora da unidade de AVC agudo do HGR, Lívia Martins.

O Projeto Artemis tem como objetivo comparar a genética de pacientes que sofreram AVC com a de pessoas sem histórico da doença, a fim de identificar possíveis fatores genéticos de risco na população brasileira. O estudo também analisa o perfil farmacogenético dos pacientes, avaliando possíveis resistências a medicamentos utilizados no tratamento.

Segundo o médico geneticista e representante do projeto, André Anjos da Silva, a inclusão de Roraima é fundamental para garantir a representatividade nacional da pesquisa.

“O projeto Artemis busca descobrir na população brasileira quais podem ser os fatores de risco genético do AVC. Dentro disso a importância do dia de hoje é fazer a capacitação dos profissionais aqui do HGR, especialmente da área da neurologia, para que eles possam fazer o atendimento e a inclusão desses pacientes [dentro do estudo]”, explicou.

 

Metodologia

A qualificação dos profissionais será realizada ao longo deste ano, enquanto isso eles estarão acompanhando de perto as avaliações clínicas, exames de retina e os sequenciamentos de genoma completo de cada paciente participante.

A meta é que, até o final de 2026, aproximadamente 100 pacientes de cada região integrem o estudo. A partir dos resultados iniciais, a expectativa é ampliar o número de regiões participantes e diversificar os métodos de acordo com os resultados obtidos neste ano.

 

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)