No dia 25 de janeiro, a Igreja Católica celebra a festa litúrgica da Conversão de São Paulo Apóstolo, um dos maiores anunciadores do Evangelho de Jesus Cristo no Novo Testamento e pilar da Igreja, ao lado de São Pedro.
Na Diocese de Roraima, a Comunidade São Paulo Apóstolo, pertencente à Paróquia São Francisco das Chagas, realiza entre os dias 21 e 23 de janeiro o tríduo em honra ao seu padroeiro, às 19h. No dia 24 de janeiro, ocorre a grande festa, com procissão às 18h, saindo da rua Mato Grosso, n° 133. Na chegada, será celebrada a Santa Missa, seguida do arraial.
História da conversão
Conhecido inicialmente como Saulo de Tarso, Paulo era judeu da tribo de Benjamim, fariseu rigoroso e perseguidor dos cristãos. Saulo chegou a participar da perseguição às primeiras comunidades cristãs, incluindo o apedrejamento de Santo Estevão.
A conversão acontece no caminho para Damasco, quando Saulo é envolvido por uma forte luz e escuta a voz de Jesus. Após três dias cego e em oração, é batizado por Ananias, recupera a visão e passa a se chamar Paulo, tornando-se seguidor de Cristo.
Segundo o padre Josimar Lobo, pároco da comunidade, é a partir desse momento que Paulo começa uma nova vida: converte-se, recebe o batismo e deixa de ser perseguidor dos cristãos para tornar-se alguém perseguido por Cristo, que sempre nos chama.
“Paulo de Tarso foi um dos maiores propagadores do Evangelho e do cristianismo. A ele são atribuídas 13 epístolas, ou seja, cartas pastorais de orientação, de amor, de zelo pastoral e de cuidado para com as comunidades.”
Padre Josimar ressalta Paulo como modelo de fé a ser seguido.
“Ele é um modelo para os coordenadores de comunidades, de pastorais e de serviços de movimento, pois cuidam com zelo e com amor daquilo que lhes foi confiado. Paulo é um dos grandes modelos, porque foi alcançado pelo amor de Cristo, que sempre nos amou primeiro.”.

Comentários: