Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Segurança

MPF pede condenação de suspeitos flagrados com ouro ilegal, armas e combustível clandestino em Roraima

Acusados foram presos após pouso irregular de aeronave e transporte ilegal de minério em Boa Vista.

MPF pede condenação de suspeitos flagrados com ouro ilegal, armas e combustível clandestino em Roraima
Foto: Polícia Federal
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Ministério Público Federal (MPF) pediu a condenação de dois homens por envolvimento em atividades relacionadas ao garimpo ilegal. Eles foram flagrados, em setembro de 2019, em Boa Vista (RR), transportando aproximadamente 200 gramas de ouro sem documentação, pistolas e combustível de aviação de forma clandestina.

A prisão ocorreu logo depois que policiais militares receberam a informação sobre o pouso irregular de uma aeronave no balneário Lago do Robertinho, zona Rural de Boa Vista. Na diligência, um dos homens foi flagrado portando uma pistola calibre .40, pertencente à Polícia Militar do Amazonas, enquanto coordenava o abastecimento da aeronave com gasolina de aviação.

O combustível era transportado de maneira irregular, acondicionado em galões plásticos dentro de um veículo de passeio, o que caracteriza risco à segurança do transporte aéreo.

O segundo denunciado foi abordado em outro local da cidade com cerca de 200 gramas de ouro bruto de origem ilegal, uma pistola calibre .380 com munição e uma quantia significativa em dinheiro. Laudos periciais da Polícia Federal (PF) confirmaram que o ouro apresentava características típicas de fundição artesanal e clandestina, incompatíveis com operações legalizadas. O acusado não portava qualquer documento que comprovasse a procedência legal do mineral.

Durante a instrução processual, testemunhas e os próprios acusados confirmaram os fatos descritos na denúncia. Com base nas provas reunidas, o MPF pede a condenação dos acusados por crimes que incluem usurpação de bem da União, porte ilegal de arma de fogo, transporte de substância perigosa e atentado contra a segurança do transporte aéreo. O órgão solicitou também a fixação de regime inicial semiaberto para o cumprimento da pena.

O caso foi conduzido pelo 19º Ofício da Procuradoria da República no Amazonas (2º Ofício da Amazônia Ocidental), especializado no enfrentamento à mineração ilegal nos estados do Amazonas, de Roraima, Rondônia e Acre.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Ascom - MPF/RR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)