Na manhã desta sexta-feita (26), ocorreu no 14° Mutirão Brasileiro de Comunicação (Muticom) lançamentos de livros. Entre eles, o texto-base sobre comunicação e ecologia integral, fruto do trabalho do Grupo de Reflexão sobre Comunicação (GRECOM), ligado à Comissão Episcopal para a Comunicação Social da CNBB.
O texto-base busca aprofundar o diálogo entre fé, justiça socioambiental e práticas comunicacionais comprometidas com a sustentabilidade e a transformação social.
O documento convoca comunicadores a assumirem um papel ativo, marcado pelo compromisso ético e pela responsabilidade ambiental, estimulando um novo jeito de comunicar em sintonia com a Casa Comum.
Durante o lançamento, Ricardo Alvarenga, Membro do Grupo de Reflexão em Comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, anunciou uma novidade: a partir deste Muticom, em todas as próximas edições, será publicado um subsídio temático para apoiar dioceses, paróquias e grupos de pastoral. “A ideia é que, a partir deste Muticom, sempre nos eventos nacionais, como o Encontro da Pastoral da Comunicação, o Grecom, com a ajuda de outros parceiros, publique um material de apoio. O objetivo é ajudar as comunidades a refletirem sobre o tema que estaremos trabalhando em cada encontro”, explicou.
Foto: Jonathan Allicock - Rádio Monte Roraima
Já o Padre Dário Bossi, assessor da Comissão Sociotransformadora e da Comissão para Ecologia Integral e Mineração da CNBB, apresentou cinco prontos principais. O primeiro deles foi a fé e cuidado com a Casa Comum. Segundo ele, “Não há mais como separar a nossa fé do cuidado com a Casa Comum.”
Outro aspecto ressaltado, foi a juventude como interlocutora central. Para o padre, “As juventudes são nosso interlocutor principal, porque elas são um presente que pode mudar o nosso futuro.”
Ele também chamou atenção para o combate ao negacionismo, lembrando que “Um bom comunicador, uma boa comunicadora, desfaz o negacionismo e desvenda as falsas soluções do sistema capitalista, que criou um problema e agora quer nos dar uma resposta que não se sustenta.”
Foto: Jonathan Allicock - Rádio Monte Roraima
O sacerdote ainda enfatizou a necessidade de conexão entre cotidiano e grandes decisões “Somos chamados a conectar os estilos de vida, as atitudes cotidianas de cada pessoa, família e comunidade com as grandes denúncias e as escolhas políticas. A comunicação precisa mostrar que há uma conexão entre tudo isso.”, afirmou.
E por fim, destacou a esperança como missão “Nós somos semeadores e semeadoras de esperança. Temos que contar histórias que estão mudando este planeta, que existem e que reexistem. Essa é a nossa missão!”
O lançamento marcou um dos momentos de reflexão do Muticom, reforçando o compromisso da igreja com uma comunicação inspirada pela ecologia integral.
Baixe o texto-base: https://muticom.com.br/wp-content/uploads/2025/09/Subsidio-14o-Multicom-DIGITAL-03-set-2025.pdf
Comentários: