Produtores rurais de Boa Vista poderão realizar a entrega de embalagens vazias de defensivos agrícolas entre os dias 10 e 13 de novembro. A iniciativa, promovida pela Prefeitura de Boa Vista, contará com quatro pontos de recolhimento em diferentes localidades da zona rural do município, com atendimento das 9h às 13h.
A ação tem como objetivo garantir a destinação adequada desses materiais, evitando a contaminação do solo, da água e possíveis casos de intoxicação de pessoas e animais. O recolhimento também permite que os agricultores cumpram as exigências previstas na legislação ambiental brasileira.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Assuntos Indígenas, Cezar Riva, os produtores que participarem da iniciativa receberão um documento que comprova a entrega das embalagens.
“Quando o produtor entrega essas embalagens na nossa ação, ele recebe um comprovante de entrega que deve ser guardado para atestar a destinação correta das embalagens. Dessa forma, o produtor evita penalidades e multas severas aplicadas pelos órgãos de fiscalização”, explicou.
Após o recolhimento, os materiais serão encaminhados para destinação adequada por meio do sistema de logística reversa. Nesse processo, as embalagens retornam à cadeia industrial, onde podem ser recicladas ou incineradas em unidades devidamente licenciadas.
A iniciativa é desenvolvida em parceria com o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (inpEV) e segue o princípio da responsabilidade compartilhada, envolvendo produtores, comerciantes, fabricantes e poder público.
Segundo os dados apresentados pela prefeitura, aproximadamente 94% das embalagens de defensivos agrícolas comercializadas no Brasil são recolhidas, resultado que coloca o país como referência mundial nesse tipo de destinação.
A devolução é uma obrigação dos produtores rurais, conforme estabelece a Lei Federal nº 9.974/2000, que determina procedimentos para o descarte correto das embalagens de agrotóxicos.
Confira os locais e horários de recolhimento:
- Terça-feira (10): Sede da Coopnova, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia I, região do Truaru.
- Quarta-feira (11): Vicinal 7, no cruzamento com a RR-342, no Projeto de Assentamento Nova Amazônia, região do Murupu.
- Quinta-feira (12): RR-319, na Vila Passarão, próximo à balsa.
- Sexta-feira (13): Centro de Difusão Tecnológica (CDT), no km 5 da BVA-349, região do Bom Intento.
Todos os pontos funcionarão das 9h às 13h, durante os respectivos dias de atendimento.
Comentários: