O Governo de Roraima entregou na última segunda-feira, 9, no Palácio Senador Hélio Campos, a Comenda Forte São Joaquim, ao presidente da Guiana, Mohamed Irfaan Ali, e outros 19 homenageados. A primeira solenidade de entrega da comenda em 2026, a mais importante do Estado, contou com a presença de autoridades civis e militares brasileiras e guianenses.
A cerimônia integrou a agenda institucional do chefe de Estado guianense em Roraima e teve como objetivo fortalecer a parceria entre o Estado e o país vizinho. Participaram do ato o vice-governador Edilson Damião, o presidente do Tribunal de Justiça de Roraima, Leonardo Cupello, senadores, deputados federais e estaduais, entre outras autoridades.
“É muito importante para o Estado um relacionamento próximo com a Guiana. E hoje concedemos ao presidente [Mohamed] Irfaan Ali, presidente da Guiana, a maior e mais importante comenda do Estado de Roraima, que é a comenda Forte São Joaquim. Fico muito feliz de estar recebendo o presidente e concedendo essa medalha”, esclareceu o governador Antonio Denarium.
“Para mim é uma honra singular receber essa homenagem. Permita expressar minha sincera gratidão por esse reconhecimento. Tal reconhecimento confirma que nossos esforços conjuntos não passarão despercebidos. Roraima tem mostrado expansão desenvolvimento agrícola e o comércio transfronteiriço contribui para Roraima ser destaque. Ao mesmo tempo a Guiana tem olhado para as nossas fronteiras, por isso queremos trabalhar com os nossos vizinhos”, complementou o presidente da Guiana.
Agraciados
A Medalha Forte São Joaquim é destinada a personalidades que prestaram relevantes serviços ao Estado de Roraima. Além do presidente guianense, também foram homenageados representantes dos setores empresarial, energético, agroindustrial, acadêmico, institucional e de fomento ao desenvolvimento econômico, entre outras lideranças públicas e privadas.
“Eu diria que é o momento da consagração, de um trabalho de muitos anos, você ser homenageado com essa comenda é muita honra realmente. Obrigada por tudo”, agradeceu o empresário José Lopes.
Agenda institucional
Durante o encontro, o governador Antonio Denarium apresentou indicadores econômicos e estruturais de Roraima, destacando o crescimento do Estado, os avanços em infraestrutura e o papel estratégico da integração internacional para o desenvolvimento da região Norte.
Também foi discutida a importância da continuidade do asfaltamento da rodovia que liga a Guiana a Roraima, obra executada por empresa brasileira e considerada essencial para a consolidação de um corredor logístico internacional.
Antes de encerrar a visita institucional, o presidente do país vizinho conheceu as instalações da Eneva, empresa que atua na geração de energia elétrica em Roraima. As comitivas brasileira e guianense foram recepcionadas pela diretoria da companhia, e o CEO apresentou informações sobre investimentos e o potencial do Estado para geração de negócios e empregos.
Comentários: