Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Seed promove seminário para fortalecer inovação e tecnologia nas escolas

O evento abriu uma programação que segue até quarta-feira, 19, com apresentações de projetos, palestras e oficinas.

Seed promove seminário para fortalecer inovação e tecnologia nas escolas
Ascom/Seed
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Seed (Secretaria de Educação e Desporto) realizou nesta segunda-feira, 17, o I Seminário “Ciências na Escola: Inovação, Tecnologia e Ciências para Todos – Secine”, iniciativa voltada ao fortalecimento da educação científica na rede estadual.

Com apoio da Faperr (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Roraima), INCT-Conexão, Fiocruz Rondônia, UFRR (Universidade Federal de Roraima, Uerr (Universidade Estadual de Roraima) e Sebrae/RR (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o seminário busca promover o diálogo entre inovação, tecnologia e educação, reforçando o compromisso do Estado com inclusão, sustentabilidade e protagonismo estudantil.

A secretária-adjunta de Gestão da Educação Básica, Raimunda Rodrigues, destacou que o encontro fortalece a cultura científica nas escolas. "Este seminário é um passo fundamental para promover a inclusão e a sustentabilidade através da educação científica", afirmou.

A diretora do Ceforr (Centro Estadual de Formação dos Profissionais da Educação de Roraima), Stela Damas, enfatizou o impacto da iniciação científica na formação dos estudantes. "Estamos trabalhando para criar uma política de iniciação científica para a educação básica, alinhada com os objetivos do observatório e do programa 'Ciência na Escola'. Temos muitas ideias para o próximo ano, incluindo a realização de uma feira de ciências internacional, com participação de outros países", disse.

Representando o OEC (Observatório Estratégico de Ensino de Ciências), Rodrigo Couto ressaltou como a tecnologia vem sendo aplicada para qualificar o ensino de ciências. "Hoje eu tenho provado muita ideia de inteligência artificial. Então estou implantando em uma determinada região do Rio Grande do Sul a ideia de observatórios de educação na área de ciências principalmente, que é o tema principal, e também gerar através dessa apresentação um pouco de provocação, talvez quem sabe trazer a ideia para cá também", afirmou.

Participante do seminário, o estudante João Pedro, de 17 anos, da Escola Estadual Monteiro Lobato, contou que a experiência ampliou seu interesse pela ciência. "Participar do seminário foi incrível! Aprendi sobre as últimas inovações e como a ciência pode transformar nosso futuro. É motivador saber que podemos fazer parte disso", disse.

Ciência na Escola

O programa é resultado de chamada pública lançada para estimular o interesse de estudantes do Ensino Fundamental e Médio por ciência e inovação. Foram investidos R$ 2,1 milhões pela Faperr para apoiar até 160 projetos em todas as regiões de Roraima. Cada projeto recebeu bolsa para professor coordenador, bolsas para estudantes pesquisadores e recursos para execução das atividades.

A ação contempla escolas de todos os 15 municípios, incluindo comunidades indígenas, aproximando educação, tecnologia e empreendedorismo e preparando jovens para desafios acadêmicos e profissionais.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Layse Menezes
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)