O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mantém, durante a apuração da Eleição Suplementar 2026 em Roraima, a contabilização dos votos atribuídos ao ex-prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique (PL), como “anulados sub judice”.
A informação já aparece no sistema de divulgação de resultados da Justiça Eleitoral no momento da totalização dos votos, que ocorre após o encerramento da votação neste domingo (21).
Segundo o TSE, a indicação não representa uma mudança de status da candidatura, mas sim um procedimento padrão do sistema para casos em que o registro segue com situação judicial pendente.
A Secretaria de Tecnologia da Informação do tribunal explica que a marcação de “anulado sub judice” só é exibida durante a apuração, após as 17h, quando os dados das urnas começam a ser processados e enviados para totalização.
O sistema DivulgaCand mantém a candidatura de Arthur Henrique como indeferida com recurso, o que caracteriza a condição sub judice, sem alteração no registro original.
Com isso, os votos destinados ao candidato são contabilizados no sistema, mas permanecem classificados como anulados até decisão final da Justiça Eleitoral.
A apuração da Eleição Suplementar segue em andamento em Roraima, com atualização em tempo real dos resultados oficiais pela Justiça Eleitoral.
Comentários: