Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Política

Assembleia Legislativa promove 1º Encontro de Lideranças Indígenas na Atualidade

Evento ocorre na sexta-feira (8), das 14h às 18h30, no Plenário Valério Caldas de Magalhães

Assembleia Legislativa promove 1º Encontro de Lideranças Indígenas na Atualidade
Marley Lima/ Jader Souza
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Programa de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania (PDDHC) da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR) promove na sexta-feira (8) o 1º Encontro de Lideranças Indígenas na Atualidade, com o objetivo de abordar o contexto atual, as consequências do mundo moderno e o papel dos líderes na sociedade. O evento ocorre das 14h às 18h30, no Plenário Valério Caldas de Magalhães.

A coordenadora do Centro de Apoio e Assuntos Indígenas do PDDHC, Juciléia Teixeira, explicou que o encontro irá fortalecer os conhecimentos das lideranças para que elas compreendam a realidade atual na qual vivem.

“Muitos que moram no interior não conhecem. A nossa intenção de oferecer esse curso para elas [lideranças] é para que saibam diferenciar a vida delas aqui da vida na cidade. Escolhemos esse tema porque é a primeira vez que a Assembleia oferece esse encontro, para discutirmos até a questão de ser liderança, já que isso vem perdendo força nas comunidades”, contou a coordenadora.

Foram convidadas 50 lideranças de 23 comunidades, entre 1º e 2º tuxauas, professores, coordenadores, coordenações de mulheres e jovens. Os temas abordados no encontro serão levados pelos líderes às comunidades indígenas.

Ainda conforme Juciléia, uma das questões abordadas será o consumo de álcool.

“Durante a pandemia, eles [indígenas] ficaram muito isolados, o que complicou mais a questão do alcoolismo dentro das comunidades. Essa é uma das preocupações. Nossos parentes estão envolvidos e acabam perdendo aquela responsabilidade que antigamente tinham. Os líderes, mesmo sem saber ler e escrever, também tinham um posicionamento. Essa é uma das preocupações”, explicou.

O encontro é direcionado aos povos indígenas, mas é aberto ao público em geral. Os interessados poderão participar apenas como ouvintes.

 

FONTE/CRÉDITOS: Suzanne Oliveira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)