Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Religião

Furto e profanação: Igreja São Sebastião é vandalizada durante a noite em Boa Vista

Segundo informações, o ato de vandalismo teria ocorrido na noite deste domingo, 16.

Furto e profanação: Igreja São Sebastião é vandalizada durante a noite em Boa Vista
Foto: Rádio Monte Roraima
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Igreja São Sebastião, localizada no Centro de Boa Vista, foi alvo de furto e vandalismo na noite deste domingo (16). Criminosos invadiram o templo, arrombaram o sacrário, espaço sagrado onde ficam as hóstias consagradas e espalharam as partículas do Corpo de Cristo pelo chão. Objetos de valor também foram levados, mas a lista completa ainda não foi divulgada pela administração paroquial.

O sacrário, considerado um dos elementos mais importantes da igreja católica, funciona como um cofre litúrgico que guarda a Eucaristia para momentos de comunhão. A profanação do local é considerada, pela Igreja, uma das mais graves ofensas ao Sagrado.

Diante do episódio, a comunidade católica realizará uma missa de desagravo, ato litúrgico em reparação ao sacrário violado e ao desrespeito cometido. A Diocese de Roraima informou que divulgará, nos próximos dias, a data e o horário da celebração.

“Profanaram o sacrário”, diz o pároco

O padre Mauro Maia, responsável pela Paróquia São Sebastião, esteve no local logo após o ocorrido e registrou a cena em vídeo. Visivelmente abalado, ele descreveu o cenário encontrado. “Entraram aqui na nossa comunidade São Sebastião, profanaram o sacrário e levaram o sacrário. As hóstias consagradas estavam espalhadas. Recolhemos tudo com cuidado para levar de volta ao sacrário. Levaram também ventiladores, mas não mexeram no som, nem nos microfones. Meu Deus.”

Imagens de vídeo: Padre Mauro

 

O religioso reforçou que a preocupação principal, naquele momento, era recolher a Eucaristia com o devido respeito e restaurar o ambiente litúrgico.

Fiéis encontraram o templo revirado

Entre os fiéis que chegaram cedo para ajudar na limpeza está Valdeci, de 56 anos, que havia participado das celebrações na Catedral Cristo Redentor na manhã seguinte. “Eu tinha ido pra missa na Catedral quando o pessoal do som avisou: ‘Arrombaram a São Sebastião’. Na hora eu disse: ‘Meu Deus do céu’. Disseram que tinham levado o sacrário. Vim pra cá ajudar. Quando chegamos, o pessoal já estava recolhendo as hóstias que tinham sido derramadas. Fizemos a limpeza do jeito que o padre orientou. É muito triste ver a igreja assim.”

Imagens de vídeo: Padre Mauro

 

A Paróquia São Sebastião permanece aberta para acolher os fiéis e reorganizar o espaço litúrgico, enquanto aguarda as investigações sobre o caso. A Diocese de Roraima informou que seguirá acompanhando o trabalho das autoridades e reforçou seu repúdio à violência contra o patrimônio religioso.

A Diocese divulgará em breve novas informações sobre a data e horario da missa de desagravo, como ato de reprovação da atitude. 

FONTE/CRÉDITOS: Dennefer Costa
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)