O Santuário Nacional de Aparecida acolhe todos os anos bispos de diferentes regiões do Brasil para celebrar a Novena e Festa da Padroeira. A novena tem início no dia 03 de outubro e segue até o dia 11.
Entre os convidados está o bispo de Roraima, Dom Evaristo Spengler, que celebra o segundo dia (04), com o tema: “Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!”.
Conheça os demais bispos que estarão na Novena da Padroeira 2025
1º Dia: 03 de outubro (sexta-feira)
Tema: Com Maria, conhecer Jesus, verdadeiro Deus e verdadeiro homem!
Celebrante: Dom Leomar Antônio Brustolin
Bispo desde 2015, Dom Leomar carrega consigo o lema episcopal "Na Tua palavra", e atualmente é arcebispo de Santa Maria (RS) e presidente da Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética da CNBB.
Dom Leomar Antônio Brustolin
2º Dia: 04 de outubro (sábado)
Tema: Com Maria, cuidar da vida em toda a criação!
Celebrante: Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
Preside no segundo dia, Dom Evaristo Pascoal Spengler, Bispo de Roraima. Membro da Ordem dos Frades Menores – OFM, tem como lema episcopal “Avança para águas profundas”. Atualmente o bispo é presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil), referencial da Comissão Especial Pastoral para o Enfrentamento ao Tráfico Humano da CNBB e membro da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia da CNBB.
Dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM
3º Dia: 05 de outubro (domingo)
Tema: Com Maria, acolher a Palavra de Deus, presença real de Jesus!
Celebrante: Dom Geovane Luís da Silva
O terceiro dia terá a presença de Dom Geovane Luís da Silva, bispo de Divinópolis, que vai nos ajudar a refletir sobre a Palavra de Deus, tema deste dia na Novena. Seu lema episcopal é “Seja serviço de amor, apascentar o rebanho do Senhor”.
Dom Geovane Luís da Silva
4º Dia: 06 de outubro (segunda-feira)
Tema: Com Maria, celebrar a reconciliação e o perdão do Senhor!
Celebrante: Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap
No quarto dia da Novena, quem vai nos ajudar a refletir o tema que nos convida a pedir perdão e nos reconciliar com Deus é o bispo de Bom Jesus da Lapa (BA) e membro da Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, Dom Rubival Cabral Britto e seu lema episcopal é “A serviço da misericórdia”.
Dom Rubival Cabral Britto, OFMCap
5º Dia: 07 de outubro (terça-feira)
Tema: Com Maria, viver a Eucaristia, fonte de comunhão, de participação e de missão!
Celebrante: Cardeal Dom Paulo Cezar Costa
O quinto dia de Novena será presidido pelo Cardeal Dom Paulo Cezar Costa, arcebispo de Brasília (DF), representante brasileiro no Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM) e membro da Pontifícia Comissão para a América Latina. Seu lema episcopal é “Tudo suporto pelos eleitos”.
Cardeal Dom Paulo Cezar Costa
6º Dia: 08 de outubro (quarta-feira)
Tema: Com Maria, cuidar da vida humana, dom sagrado de Deus!
Celebrante: Dom Ricardo Hoepers
Preside o sexto dia de Novena Solene, o Bispo Auxiliar de Brasília (DF) e Secretário Geral da CNBB, Dom Ricardo Hoepers. O bispo que leva em sua missão o lema episcopal “portanto escolha a vida”, já foi referencial da Promoção e Defesa da Vida, na Pastoral Familiar e referencial da Comissão para a Vida e a Família na CNBB.
Dom Ricardo Hoepers
7º Dia: 09 de outubro (quinta-feira)
Tema: Com Maria, cantar o Magnificat, esperança de uma nova humanidade!
Celebrante: Dom Geraldo dos Reis Maia
No sétimo dia, o celebrante é o Bispo de Araçuaí (MG), Dom Geraldo dos Reis Maia. O bispo, ordenado em 2024 pelo então papa Francisco, tem como lema episcopal “Servir na alegria e esperança”.
Dom Geraldo dos Reis Maia
8º Dia: 10 de outubro (sexta-feira)
Tema: Com Maria, acolher as bem-aventuranças, caminho de vida, de justiça e de paz!
Celebrante: Dom Nelson Westrupp
No oitavo dia de Novena em honra a Nossa Senhora Aparecida, quem preside é o Bispo Emérito de Santo André (SP), Dom Nelson Westrupp, que cumpre sua missão seguindo o lema “sem Mim nada podeis”. Ele já foi presidente do Regional Sul 1 da CNBB e administrador Apostólico da Diocese de Lages (SC).
Dom Nelson Westrupp
9º Dia: 11 de outubro (sábado)
Tema: Com Maria, ser Família dos Devotos, peregrina da esperança!
Celebrante: Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
No nono e último dia da Novena, quem preside a celebração é o Bispo de Camaçari (BA) e Presidente do Regional Nordeste 3 da CNBB, Dom Dirceu de Oliveira Medeiros. Com o lema episcopal “sob tua palavra lançarais as redes”, o bispo vai iluminar a reflexão do último dia da Novena.
Dom Dirceu de Oliveira Medeiros
Comentários: