Entre os dias 08 e 11 de setembro, a Escola Diaconal da Diocese de Roraima recebe uma formação com o bispo de São Gabriel da Cachoeira (AM), Dom Vanthuy Neto, com o tema: “História do Cristianismo”. A formação é destinada aos candidatos ao diaconato permanente da diocese e também está aberta à participação de leigos e leigas interessados. O encontro ocorre no Centro de Formação da Diocese, às 19hrs.
O bispo relatou o motivo de sua missão à diocese:
“Primeiramente, o Ano Santo nos faz lembrar que a igreja nos convida a peregrinar aos lugares onde experimentamos a graça de Deus. E um dos lugares onde a graça de Deus foi muito abundante, e continua ser, é a igreja de Roraima”
Dom Vanthuy Neto foi ordenado Diácono em 11 de julho de 1999 e, posteriormente, Presbítero em 3 de junho de 2001, por Dom Aparecido José Dias. Recebeu a ordenação episcopal no dia 04 de fevereiro e 2024 e iniciou sua missão como bispo da diocese de São Gabriel da Cachoeira no dia 11 de fevereiro.
Em sua missão como bispo de São Gabriel, surgiram diversas dificuldades ao longo do seu caminho, entre elas, a geográfica e a de conhecimento linguístico. “Primeiro é um desafio enorme de conhecimento, um conhecer que é mais pelo olhar e pelo coração, porque a Diocese de São Gabriel tem 24 povos indígenas e tem 18 línguas indígenas. [...] Eu chego em comunidades onde pouquíssimas pessoas falam português. Há ainda várias cachoeiras para enfrentar. Esse é mais um desafio: o desafio geográfico, o ecológico, o desafio de ter diante de você apenas águas e florestas por horas.
O bispo também deixou uma mensagem expressando sua alegria de ter sido escolhido pelo Papa Francisco. “Quem de nós não traz no coração a imagem de Papa Francisco? Eu, por exemplo, sinto muito orgulho, porque ele me chamou para o ministério episcopal e para servir a igreja. Foi ele, digamos assim, quem me escolheu para ser bispo lá de São Gabriel. Fico muito contente.”
Comentários: