Da esquerda para direita, Eduardo Carneiro, Diretor da KOF, Leandro Lucas, Presidente da Federação Amazonense de ParaJiu-Jitsu, Fabiana Pereira, Presidente da KOF e Professor Alexandre, coordenador de eventos. Foto:Reprodução/ Arquivo pessoal
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Boa Vista passa a integrar oficialmente o calendário mundial do para Jiu-Jitsu e vai sediar em 2026, duas competições reconhecidas internacionalmente; O circuito Roraima de jiu-jitsu para desportivo, em agosto, e a American Cup International em novembro. Os eventos são organizados pela KOF Eventos em parceria com a Federação Amazonense de Jiu-Jitsu Paradesportivo (FAJJP) que atualmente também engloba competições para atletas em Roraima.
Com a inclusão no calendário, para-atletas poderão somar pontos para o ranking mundial competindo em casa sem a necessidade do deslocamento para outros estados. Segundo a presidente da KOF Eventos e atleta, Fabiana Pereira, o novo calendário beneficiará os atletas e ajudará a impulsão do esporte e do paradesporto no estado . Ela destaca que a conquista representa mais que uma pontuação no ranking, é a inclusão e estruturação do esporte adaptado.
“Para a gente é um marco e um fato muito importante, a valorização dos para-atletas, que hoje é crescente na modalidade de jiu-jitsu. Não só no estado de Roraima, mas no mundo como um todo. Cada vez a gente tem mais adeptos ao nosso esporte, não só o jiu-jitsu, mas como várias outras modalidades e nada mais justo do que incluir dentro das competições convencionais de jiu-jitsu o parajiu-jitsu”, disse a presidente da KOF.
Fabiana ressalta que além das competições, 2026 também será marcado por qualificação profissional.
“A gente já trabalha com inclusão de para-atletas nas competições da KOF. Porém, a gente não aderiu às regras e às classificações funcionais. Agora, além de estar no calendário anual da Confederação Brasileira de Para-Jiu-Jitsu, vai estar também incluso essas classificações. Então a gente vai separar agora por classificações e utilizar as regras do Parajiu-jitsu, o que é um marco e um diferencial que a gente está trazendo hoje para o nosso estado”, explicou.
De acordo com a organização, está previsto ainda um curso de regras exclusivas para o jiu jitsu paradesportivo, assim como o credenciamento de professores e academias para atender pessoas com deficiência.
“Além disso, estamos incluindo no nosso calendário, em parceria com a Federação amazonense de Parajiu-jitsu e a Confederação Brasileira de Parajiu-jitsu, a gente também vai estar trazendo um curso de capacitação, para professores, atletas e pais também. Para entender um pouco dessas regras e dessas classificações. Porque tem muitos atletas que deixam de competir ou por não saberem e também não entendem as regras. Esse curso, vai ser ministrado pelo professor Leandro Lucas, que é o presidente da Confederação da Federação Amazonense de ParaJiu-Jitsu” disse.
Com isso, Boa Vista passa a fazer parte das sedes aderentes ao paradesporto, ao lado de cidades que já fazem parte do circuito nacional e internacional do ParaJiu-Jitsu. Mais do que medalhas, o avanço representa visibilidade, fortalecimento da modalidade e novas oportunidades para atletas roraimenses no cenário internacional.
“É importante também ressaltar que hoje o estado de Roraima já tem representantes do para jiu-jitsu que participam de competições nacionais já trouxeram títulos para o nosso estado, como o atleta Thiago, o atleta Gênesis, o professor Marcelo Meireles, conhecido aqui em Boa Vista, que já vem abrindo portas, incentivando e mostrando para nossos paratletas que são tão capazes como quanto os atletas convencionais de estar representando o estado de Roraima e o Brasil”.
Atleta Thiago, medalhista de ouro na edição anterior do Sul-Americano de ParaJiu-jitsu. Foto: Reprodução/ Arquivo pessoal
Comentários: