O Bosque dos Papagaios foi palco de aprendizado, aventura e cuidado com a natureza nesta quinta-feira, 23. Durante a 9ª Reunião do Comitê das Crianças de Boa Vista (CCBV), os pequenos tiveram a manhã repleta de descobertas sobre a fauna e a flora regional, participaram do plantio de mudas e aprenderam a confeccionar bombas de sementes.
A visita foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), que celebrou o mês das crianças com lições sobre a importância de preservar o meio ambiente. A assessora das infâncias da SEMADS, Michelly Freitas, guiou os pequenos em uma trilha encantadora, explicando cada detalhe do local que no passado foi utilizado para jogar lixos e hoje é um refúgio de vida.
"Eles conheceram um pouco sobre as árvores regionais, as sementes, os animais e o resgate deles. Tivemos o primeiro momento de fazer uma breve trilha, e em grupos, plantamos quatro mudas, entendendo todo o processo de compostagem. As crianças tiraram dúvidas sobre o bosque com os secretários do Meio Ambiente e finalizamos com confecção de bombas de sementes, bolinhas de argila com sementes dentro, para jogar na natureza depois”.
Em um momento especial de diálogo, o secretário do Meio Ambiente, Sandro Barbot, ouviu e conversou com as crianças. Com um sorriso no rosto, ele falou sobre a importância da educação ambiental e a honra de receber os futuros gestores da cidade.
"Temos uma política pública do município que a tornou a Capital da Primeira Infância. E para se tornar isso, não é só a educação dentro da sala de aula. Fora dela também é importante e a parte ambiental faz parte desse processo. É uma honra receber as crianças do comitê. Quem sabe, serão futuramente os nossos gestores públicos. É importante fazer com que eles tenham consciência ambiental. Assim como cuidamos das nossas avós, das nossas mães, por exemplo, nós precisamos cuidar da natureza”.
A alegria de descobrir um mundo novo era contagiante. Com os olhos curiosos e o coração cheio de entusiasmo, o pequeno Henrique Gabriel, de 10 anos, compartilhou sua experiência com uma pureza que só as crianças têm.
"É a minha primeira vez no bosque e escutei o som dos pássaros. Vi muitas árvores grandes e bonitas. Também nunca tinha visto uma anta e capivara. Vim com meus colegas para fazer o plantio e saber dos cuidados com a natureza", disse o membro do Comitê das Crianças.
FONTE/CRÉDITOS: SEMUC - Lucas Aires
Comentários: