O CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima) promoveu, na tarde desta quinta-feira, 9, uma simulação de incêndio em uma casa abandonada, localizada no bairro Aparecida, em Boa Vista.
O treinamento faz parte da aula prática do Curso de Operações em Incêndios Urbanos, promovido pela corporação. O curso teve início em 29 de setembro e segue até 3 de novembro, com o objetivo de aperfeiçoar as técnicas de combate a incêndios e de resgate em ambientes residenciais.
Durante a simulação, 15 bombeiros militares participaram e foram utilizadas viaturas da corporação para atender a ocorrência, sendo um caminhão de combate a incêndio, uma ambulância e uma viatura de salvamento que transporta equipamentos especiais que podem ser usados na ocorrência. Por segurança, um trecho da via foi isolado.
O coordenador do curso, capitão Cirlei Crispim, explicou que a atividade permitiu testar o tempo de resposta das equipes, o uso correto dos equipamentos e a coordenação entre os profissionais durante situações de emergência.
“A simulação faz parte de treinamento contínuo da corporação para garantir mais eficiência e segurança nas ocorrências reais, colocando em prática novas técnicas e procedimentos para melhor atender uma ocorrência”, garantiu Cirlei Crispim.
O coordenador do curso explicou ainda que na simulação os bombeiros foram submetidos a uma realidade desde o acionamento para atender a ocorrência até o deslocamento, e que se já existe uma vítima dentro do imóvel e chegar jogando água, isso pode gerar vapor, trazendo condições piores para vítima e para os bombeiros.
“Existe toda uma avaliação dinâmica do risco quando eles [bombeiros] chegam, porque, é importante ressaltar, inclusive para a sociedade, que não é só chegar e jogar água, é preciso verificar se há vítimas. Então tem que chegar, fazer uma avaliação de risco e de segurança para não termos maiores problemas e nem colocar os nossos bombeiros para serem novas vítimas”, comentou Crispim.
Um dos participantes do curso é o tenente bombeiro militar Rogério Sacramento, que destacou a relevância da atividade prática para o aprimoramento profissional.
“Essa atividade proporciona uma vivência próxima da realidade, aprimorando e ajuda a aprimorar técnicas de abordagem e controle das chamas, além de reforçar o trabalho em equipe e a segurança dos profissionais durante as ocorrências”, disse tenente Rogério.
Ele ressaltou ainda que, embora o Corpo de Bombeiros atue em diversas frentes, como buscas, salvamentos e resgates aquáticos, o combate a incêndios urbanos continua sendo o foco principal da corporação.
ORIENTAÇÕES
Em caso de incêndio, o Corpo de Bombeiros recomenda que a população que tomem medidas que visem evitar maiores riscos, como:
Em caso de emergência, ligue 193;Evite filmar antes de fazer o acionamento dos bombeiros militares;Não fique próximo ao local do incêndio;Saia dos arredores atingidos pela fumaça, que é tóxica e pode causar danos à saúde.
Comentários: