A Diocese de Roraima realizou, entre os dias 14 e 16 de outubro, uma formação sobre o diretório sacramental voltada para os missionários, missionárias, catequistas e secretarias paroquiais. O encontro aconteceu no Centro de Formação da Diocese e teve como objetivo promover um espaço de escuta, discernimento e comunhão, para aprofundar a vivência da sinodalidade na Igreja da Amazônia, especialmente na diocese de Roraima.
No dia 14, a formação foi conduzida pelo padre Luís Miguel Modino, assessor de Comunicação do Regional Norte 1 da CNBB, com o tema “Desafios da sinodalidade para a evangelização”.
Já no dia 15, o tema abordado foi “Fundamentos dos sacramentos na perspectiva da revisão do diretório”, com assessoria do padre Gilson da Silva, membro do tribunal eclesiástico e da comissão de proteção de crianças, adolescentes e adultos em vulnerabilidade, especialista em direito canônico e bacharel em direito.
A coordenadora de pastoral da diocese, irmã Mônica Cestari, ressaltou que este é um encontro de reestruturação sacramental. “É dar a conhecer o Diretório Sacramental a todos e dar sequência ao processo de reestruturação do Diretório Sacramental na Diocese de Roraima. A partir desse primeiro passo, nós vamos trabalhar para construir um instrumento de trabalho que será aprovado no Conselho Diocesano de Evangelização (CDE), em novembro. Os missionários e missionárias, os secretários e secretárias presentes têm colaborado com reflexões, com momentos orantes e também com propostas de mudanças mais atualizadas.”
A coordenadora da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB) em Roraima, irmã Ângela Maria, destacou que estes três dias de encontro são voltados à renovação e atualização do diretório sacramental. “Nesses dias de partilha, de formação, de discussões, estamos buscando caminhos para renovar e atualizar o Diretório Sacramental à luz das reflexões sinodais. É um grande desafio renovar estruturas e processos. Devemos deixar lugar ao Espírito de Deus, para que Ele nos renove como Igreja.”, destacou a irmã.
Entre os participantes, esteve a coordenadora dos catequistas da Região das Serras, Deolinda Melchior, que destacou a importância desta formação para as comunidades indígenas. “É importante a nossa presença, a presença dos povos indígenas, numa formação como essa. Aqui nós estamos participando e aprendendo. Eu estou sempre acompanhando de perto, como coordenadora, e agora vejo que a maioria dos povos indígenas já começou a trabalhar. Nós queremos mais formações, para que possamos aprender cada vez mais”.
A formação foi encerrada no dia 16, e teve como tema “Encaminhamentos para o processo e instrumento de avaliação do Diretório Sacramental”, novamente com assessoria do padre Gilson da silva.
Comentários: