Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

Equipe da Seed finaliza censo escolar e contratação de professores para escolas estaduais indígenas

As Escolas Indígenas Yanomami estão localizadas nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Mucajaí, Caracaraí e Iracema

Equipe da Seed finaliza censo escolar e contratação de professores para escolas estaduais indígenas
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Membros da equipe do Censo Escolar da Seed (Secretaria de Educação e Desporto) e da Comissão de Processos Seletivos da pasta estiveram nesta quinta-feira, dia 30, no município de Alto Alegre, na Escola Estadual Indígena Yanomami Surucucu, distante cerca de 400Km de Boa Vista, para a última coleta de matrícula inicial de escolas do entorno, para o censo e concluir a formalização do contrato dos professores do Seletivo Indígena para o ano letivo 2022.

A equipe era composta pelo Secretário Adjunto da Educação Básica, Semaias Alexandre, pela Coordenadora Estadual do Censo Escolar e Presidente da Comissão de Processos Seletivos da Seed, Rosalete Saldanha e pelo Técnico do Censo Escolar, Elildo Silva que foram recebidos pelos militares do 4º Pelotão Especial de Fronteira, pertencente ao 7º BIS (Batalhão de Infantaria de Selva).

“A escola de Surucucu tem várias salas anexas, onde os professores foram nos encontrar na comunidade para que pudessem repassar as informações que faltavam, pois, boa parte já tínhamos coletado em outro momento, durante o processo seletivo Yanomami e censo nas áreas indígenas de outros municípios. As escolas daquela região ofertam educação básica indígena dos anos iniciais do Ensino Fundamental”, disse Rosalete.

As Escolas Indígenas Yanomami estão localizadas nos municípios de Alto Alegre, Amajarí, Mucajaí, Caracaraí e Iracema. 80 professores indígenas foram contratados de acordo com o edital simplificado para que as aulas presenciais retornem o quanto antes.

CENSO ESCOLAR

O Censo Escolar, que iniciou no dia 25 de maio, ocorre de forma simultânea em todos os estados do País. Todo o processo é coordenado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) e é realizado em regime de colaboração entre as secretarias estaduais e municipais de Educação, com a participação de escolas públicas e privadas.

O Censo é uma importante ferramenta para o processo de ensino, uma vez que é com base nos dados coletados que são definidos as políticas públicas educacionais e o repasse de recursos do Governo Federal para o fomento das ações na área da educação. A primeira etapa do Censo Escolar 2022 segue até o dia 1° de agosto.

FONTE/CRÉDITOS: Redação
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)