Autêntico arraial roraimense, o São João no Parque Anauá é realizado desde 1991 e é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Ao mesmo tempo em que é palco tradicional para lazer do público com shows nacionais, é também um momento em que as famílias podem desfrutar de um espaço para confraternizar, resgatar e celebrar a cultura. Pensando nisso, um ambiente especial foi reservado para trazer a ludicidade e a importância dos livros nas tradições: o Espaço Literário.
Há mais de 10 anos, o Governo de Roraima, por meio da Secult (Secretária de Cultura e Turismo), responsável pela Biblioteca Pública, prepara na programação um espaço que oferece opções gratuitas e lúdicas para quem passa pela festa da família roraimense. A ideia surgiu ao identificar a necessidade de resgatar as tradições por meio dos livros.
“Estaremos durante todas as noites até domingo, porque entendemos que a literatura desempenha um papel crucial nas festas juninas, enriquece a experiência cultural e educacional, não apenas diverte, mas ela também preserva as tradições, promove a identidade regional, estimula a aprendizagem de uma forma lúdica e muito envolvente”, ressaltou a coordenadora da Biblioteca Pública Kátia Drummond.
Na edição deste ano foram idealizadas duas estruturas: um estande físico com a presença de três autores regionais por noite e o MovCéu, uma biblioteca itinerante tecnológica, ambas localizadas no Forródromo do Parque Anauá.
Quem passa pelo local se depara com um acervo cultural imenso que além dos livros infanto-juvenis, também podem ter uma experiência diferenciada com óculos de realidade virtual, cinema, palco cultural e muito entretenimento para a criançada.
A pequena Isadora Rodrigues, de 8 anos, foi ao Parque Anauá se divertir com a mãe Renata Pereira e a irmã mais nova Isabela. Elas aprovaram a experiência no MovCéu.
“Eu achei muito interessante e aventureiro, foi muito legal poder me divertir aqui, parecia que eu estava na montanha russa, tinha até dinossauro”, compartilhou Isadora, que experimentou o óculos de realidade virtual da biblioteca tecnológica.
Turistando por Roraima, a professora Isabel Pacheco ficou encantada com a iniciativa e destacou a importância de espaços como esse em eventos de grande porte para democratizar o acesso a literatura e cultura.
“É uma realidade super diferente a biblioteca móvel, ainda mais para essa questão da inclusão da literatura. Eu acho uma coisa muito democrática em um evento assim tão grande e diverso. Isso estimula um olhar diferente sobre essa prática porque você envolve a cultura regional também”, salientou Isabel.
Além do espaço gratuito, logo na entrada principal da festa em ambos os lados, estão localizados espaços kids com brinquedos infláveis, pula-pula, trenzinho, carrossel e um parque de diversão para fazer a alegria da garotada.
SOBRE O EVENTO
O São João no Parque Anauá é considerado o maior festejo junino do Norte do Brasil. Em 2025, o evento conta pela primeira vez com recursos federais, repassados pelo Ministério do Turismo.
A festa segue até domingo, 27, com previsão de público superior a 75 mil pessoas por noite. A programação está sendo transmitida também pelas páginas do Governo de Roraima no YouTube e no Facebook.
A edição deste ano promete ser a maior da história: são mais de 50 atrações locais e 10 atrações nacionais. Já se apresentaram Israel & Rodolffo, George Henrique & Rodrigo, Manim Vaqueiro e Zé Vaqueiro. Ainda estão marcadas as apresentações de Thullio Milionário (24), Lucas Lucco (25), Companhia do Calypso (26), e, no encerramento, Jonas Esticado, Guilherme & Benuto e Jefferson Moraes (27).
Outro destaque é o Concurso Estadual de Quadrilhas Juninas, que reúne 28 agremiações dos grupos Especial, Acesso e Emergente. O Governo de Roraima destinou R$ 1,5 milhão em apoio direto às quadrilhas, com R$ 159 mil em premiações – um aumento de 59% em relação a 2024.
Comentários: