A agricultura familiar terá destaque estratégico na programação da 45ª Expoferr (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima), com a apresentação de inovações de plantio na Vitrine Tecnológica e o lançamento de cartilhas com orientações voltadas ao produtor rural. A iniciativa é promovida pelo Governo do Estado, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), e integra a agenda econômica do evento.
A edição de 2026 da Expoferr ocorre de terça-feira, 03, a sábado, 07 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, na zona rural de Boa Vista.
A Vitrine Tecnológica contará com áreas demonstrativas de diversas culturas, incluindo soja, algodão, plantas biofortificadas (como feijão, milho e mandioca), além de sorgo, milheto e girassol. O espaço permitirá que produtores e visitantes conheçam alternativas viáveis de cultivo e acompanhem de perto a diversificação agrícola local.
De acordo com o titular da Cafi (Coordenação de Agricultura Familiar e Indígena), Sausalem Bastos, o ambiente aproxima o homem do campo das novas possibilidades de produção. “A Vitrine Tecnológica é um espaço importante para apresentar culturas com alto potencial para Roraima. A feira permite que agricultores, técnicos e visitantes conheçam, na prática, diferentes alternativas que contribuem diretamente para o planejamento e o desenvolvimento de suas atividades rurais”, destacou Bastos.
Outra novidade será o lançamento de publicações desenvolvidas pela equipe da CAFI, voltadas ao apoio técnico de agricultores familiares e indígenas. Os materiais abordam temas essenciais sobre manejo, aproveitamento de colheita, acesso a políticas públicas e práticas sustentáveis.
Entre os títulos que serão lançados estão as cartilhas: “Alho e Cebola – Orientações para Cultivo, Manejo e Aproveitamento”; “Agricultura Familiar e Indígena: Políticas de Produção, Sustentabilidade e Desenvolvimento no Campo Roraimense”; e “Receitas Orgânicas contra Insetos e Doenças nas Plantas”.
A engenheira agrônoma da Coordenação, Ivaníria Faquinella, ressalta que o objetivo é democratizar o conhecimento. “As cartilhas foram pensadas para levar informação acessível ao produtor, auxiliando desde o planejamento do cultivo até os cuidados de manejo. Também reunimos dados sobre políticas de apoio, valorizando a agricultura familiar e incentivando o desenvolvimento rural de forma sustentável”, explicou.
Oportunidade de negócios
A feira é uma realização do Governo de Roraima em parceria com a Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima).
Para o secretário da Seadi, Cássio Gomes, a participação expressiva da agricultura familiar reforça o compromisso do Estado com o setor primário. “Convidamos a população a prestigiar a Expoferr e conhecer a força da nossa produção. É uma grande oportunidade de acompanhar as novidades, conhecer novas tecnologias, gerar negócios e valorizar quem trabalha no campo. Esperamos todos no Parque Dandãezinho”, concluiu o secretário.
EXPOFERR SHOW 2026
A 45ª Expoferr Show (Exposição-Feira Agropecuária de Roraima) será realizada de terça-feira, 03, a sábado, 07 de novembro, no Parque de Exposições Dandãezinho, localizado na BR-174, região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista. A expectativa é receber mais de 900 mil visitantes e movimentar cerca de R$ 1 bilhão em negócios.
A programação inclui atrações do agronegócio, agricultura familiar, inovação, negócios e entretenimento, com 24 atrações locais e shows nacionais. Nesta terça-feira, 03, a programação terá Rey Vaqueiro. Ainda vão se apresentar Brasas do Forró (04); Felipe Araújo (05); Augusto e Atílio e Iguinho e Lulinha (06); encerrando com os artistas Sâmi Rico e César Menotti e Fabiano (07).
O evento é promovido pelo Governo de Roraima, por meio da Seadi (Secretaria de Agricultura, Desenvolvimento e Inovação), em parceria com a Faerr (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Roraima), com patrocínio da Sicredi, Âmbar Energia e Amaggi.
Comentários: