Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Funai fortalece comunidades indígenas de Roraima com 99 ovinos

Iniciativa contempla três Terras Indígenas com animais reprodutores, insumos e apoio técnico, promovendo autonomia e segurança alimentar.

Funai fortalece comunidades indígenas de Roraima com 99 ovinos
Igor Nunes/FUNAI
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) realizou, nos dias 27 e 28 de agosto, a entrega de 99 ovinos reprodutores a comunidades localizadas nas Terras Indígenas São Marcos, Raposa Serra do Sol e Manoá Pium, em Roraima. A ação tem como objetivo fortalecer a criação de animais nas comunidades indígenas e fomentar alternativas produtivas sustentáveis.

A entrega foi coordenada pela Coordenação Regional de Roraima (CR-RR) e contemplou a comunidade Sorocaima II, o Centro Indígena de Formação e Cultura Raposa Serra do Sol e a comunidade Novo Paraíso. Cada localidade recebeu 30 fêmeas e 3 reprodutores (ovelhas e carneiros), além de ração, sal mineral, medicamentos e orientações técnicas sobre o manejo adequado dos animais.

De acordo com Marizete de Souza, coordenadora regional da Funai em Roraima, a ação contribui diretamente para a geração de renda e o sustento das famílias indígenas. “A iniciativa integra os esforços da Funai em promover o etnodesenvolvimento e apoiar alternativas produtivas sustentáveis nas terras indígenas, incentivando as comunidades a seguirem com a atividade de forma autônoma”, afirmou.

Como parte do compromisso com a continuidade do projeto, cada comunidade se comprometeu a devolver futuramente a mesma quantidade de animais recebidos, o que permitirá a expansão da iniciativa para outras localidades. A Funai fará o acompanhamento técnico de todas as etapas, assegurando o desenvolvimento com autonomia e segurança alimentar.

A ação faz parte do Planejamento Anual de Trabalho (PAT) da CR-RR e conta com o apoio da Coordenação-Geral de Atividades Produtivas (CGAP). Para o coordenador-geral da CGAP, Jefferson Fernandes, a iniciativa demonstra a importância do trabalho integrado entre as unidades da Funai. “Nosso objetivo é acolher e planejar as demandas em todos os territórios indígenas, garantindo que cheguem de forma efetiva na ponta, como vemos neste exemplo em Roraima”, destacou.

A entrega dos ovinos reforça o compromisso da Funai com políticas públicas voltadas ao fortalecimento da autonomia indígena e ao desenvolvimento sustentável das comunidades.

FONTE/CRÉDITOS: Luana de Oliveira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)