Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Gincana da DPE-RR em escola aborda impacto das redes sociais nesta segunda (29)

Com o tema “Feed não mostra tudo!”, segunda Gincana pela Vida vai ocorrer no Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio Campos.

Gincana da DPE-RR em escola aborda impacto das redes sociais nesta segunda (29)
ASCOM DPE-RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) promove nesta segunda-feira (29), a 2ª Gincana pela Vida, ação que encerra oficialmente a campanha Setembro Amarelo na instituição. Este ano, a unidade escolar que sediará o evento, é o Colégio Estadual Militarizado Senador Hélio da Costa Campos, a partir das 13h. Mais uma vez, a iniciativa vai reunir estudantes do ensino médio, professores e a comunidade da área em prol da valorização da vida.

De acordo com o defensor público-geral, Oleno Matos, a gincana busca conscientizar jovens sobre a importância da saúde mental e da prevenção ao suicídio de forma leve, criativa e participativa. “É uma satisfação para a Defensoria promover esse tipo de evento inovador e alcançar o público mais vulnerável, que é o nosso principal foco. Promovemos essas ações e gincanas, entre outras atividades, para quem realmente precisa, e esse é o trabalho principal da Defensoria”, ressaltou.

Com o tema “Feed não mostra tudo!”, a proposta é conversar de maneira lúdica com os adolescentes sobre os impactos das redes sociais no desenvolvimento dos jovens. Para a digital influencer Deborah Gurgel, embaixadora e apresentadora da Gincana, a discussão é fundamental em tempos de redes sociais. “É nesta fase que eles precisam entender que nem tudo deve ser publicado e compartilhado nas redes sociais. Precisamos manter um filtro entre a vida privada e o que os outros podem saber sobre nós. Isso evita bullying e comparações que, muitas vezes, acabam trazendo sofrimento nessa fase de tantas mudanças”, destacou.

A programação inclui dinâmicas em grupo, quiz de saúde mental, corrida de obstáculos simbólicos, atividades artísticas e o mural coletivo “Marcas de Cuidado”, gesto que simboliza a união em prol da valorização da vida. Conforme destacou o servidor Matheus Ilya, que participa da organização, o objetivo também é estreitar a relação entre DPE-RR e comunidade. “Escolhemos essa atividade para envolver os alunos de forma divertida e prender a atenção deles para um assunto tão sério. Consideramos um sucesso, tanto pelas parcerias renovadas quanto pela boa relação com as escolas”, ressaltou.

Além das atividades propostas, está prevista uma roda de conversa conduzida por acadêmicos de psicologia da Universidade da Amazônia (Unama), como forma de aprofundar o diálogo iniciado durante a ação. Segundo Elaine Brito, professora supervisora dos estágios da ênfase social da instituição, a iniciativa fortalece tanto os universitários quanto os alunos da rede pública. “Acredito que essa integração entre alunos e adolescentes é uma troca justa, onde os estudantes de psicologia ganham prática e os alunos da escola têm uma visão de uma possível profissão futura. A primeira edição foi um sucesso e a procura foi grande. Na segunda edição, incluiremos também a terapia de grupo para pais, professores e alunos. No ano passado, tivemos cerca de 20 participantes e a expectativa é aumentar para pelo menos 30 este ano”, explicou.

A ação conta com a parceria da Unama, da Secretaria de Educação e Desporto (Seed) e da própria escola que sediará a gincana. A expectativa é impactar diretamente cerca de 200 jovens, além da comunidade escolar e das famílias, que também poderão integrar e participar do evento.

FONTE/CRÉDITOS: ASCOM DPE-RR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)