Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Política

Ano de 2025 termina com avanço de sete projetos estratégicos na Assembleia Legislativa

Os projetos aprovados beneficiam servidores estaduais de diversas áreas.

Ano de 2025 termina com avanço de sete projetos estratégicos na Assembleia Legislativa
SECOM RORAIMA - Ederson Brito
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O governador Antonio Denarium participou, na última segunda-feira, 29, da sessão extraordinária da Assembleia Legislativa de Roraima que aprovou sete projetos de lei de autoria do Poder Executivo. A sessão extraordinária marcou o encerramento do ano legislativo com a votação de matérias consideradas estratégicas para diversas áreas da administração pública estadual.

Os projetos aprovados beneficiam servidores estaduais de diversas áreas. Entre eles, a Aderr (Agência de Defesa Agropecuária de Roraima), terá a atualização do PCCR (Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração) dos servidores da instituição.

Outro texto prevê a redução do tempo de promoção de soldados para cabos da PMRR (Polícia Militar de Roraima) e do CBMRR (Corpo de Bombeiros Militar de Roraima), de 8 para 5 anos; um projeto de lei amplia o efetivo de 800 para 900 policiais penais da Sejuc (Secretaria da Justiça e da Cidadania), promovendo mais valorização aos servidores efetivos; outros PLs preveem ainda aumento do salário dos diretores de escolas estaduais e o aumento do pagamento pelo risco de vida de servidores da Saúde.

“Da mesma forma que eu estive na Assembleia Legislativa no dia 18 de fevereiro de 2025 para a abertura do ano Legislativo, estive hoje também para o encerramento das atividades. Foi um ano de muitas vitórias e muitas realizações e gostaria de agradecer a todos os deputados estaduais pela parceria com o Governo do Estado. Vamos entrar no ano de 2026 trabalhando em harmonia para fazer a nossa missão, que é atender melhor a população e levar mais benefícios para o povo de Roraima”, declarou o governador Antonio Denarium.

Modernização da Lei de Terras

Um projeto de grande impacto aprovado na sessão extraordinária foi a atualização da Lei de Terras e moderniza a legislação fundiária do Estado. O presidente do Iteraima (Instituto de Terras e Colonização de Roraima), Ionilson Sampaio, afirmou que a nova legislação traz mais clareza, segurança e modernização ao processo de regularização fundiária.

“Essa lei foi amplamente discutida, passou por análise jurídica e pelo debate com os deputados. Ela melhora o entendimento técnico dentro do Iteraima e cria um novo instrumento legal para avançarmos na regularização de forma mais segura e transparente”, afirmou.

Ionilson destacou que a atualização era necessária para acompanhar a evolução social e evitar conflitos. “A sociedade avança e as leis precisam acompanhar esse movimento. As mudanças evitam interpretações dúbias e contribuem para reduzir conflitos fundiários, garantindo mais estabilidade e segurança jurídica no campo”, concluiu.

Os 19 deputados estaduais presentes na sessão dividiram-se nas comissões da Ale para analisar as matérias e todas passaram pela avaliação final da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça). A deputada estadual Aurelina Medeiros destacou a importância do diálogo para a produtividade da sessão extraordinária, ressaltando o volume de matérias analisadas ao longo de 2025 e a necessidade de definição sobre as pautas votadas no encerramento do ano.

“Hoje é um dia especial. Estamos em sessão extraordinária para votar projetos relevantes que não poderiam ficar para o próximo ano. Até o dia 21 de dezembro, quando aprovamos o orçamento, analisamos mais de 100 projetos. Ainda assim, havia matérias importantes pendentes, como a redistribuição do saldo do Fundeb, a atualização da Lei de Terras, ajustes nas leis da Aderr, da Polícia Militar e da Polícia Civil, além de projetos voltados à educação e à saúde”, afirmou a parlamentar.

“Com o apoio do governador Antonio Denarium, aprovamos uma nova redação do PCCR da Aderr, que amplia as tabelas de progressão e permite que os servidores evoluam por mais níveis na carreira. Todas as categorias foram contempladas, com garantia dos direitos já previstos em legislações anteriores”, agradeceu o presidente da agência estadual, Marcelo Parisi.

PROJETOS APROVADOS

Os projetos aprovados na Ale foram construídos pelo Governo para valorizar os servidores e modernizar a máquina pública. Entre eles, estão a unificação da carreira do agente sócio instrutor e sócio orientador que passam a ter carreiras equivalentes; a adesão ao Propag (Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados), que autoriza o Governo do Estado a renegociar dívidas com a União.

Também foi aprovado o PL da criação da Secretaria de Convênios, para dar mais agilidade a utilização de emendas estaduais e federais; a aprovação do PCCR dos servidores do Iper (Instituto de Previdência do Estado de Roraima), Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos), Detran-RR (Departamento Estadual de Trânsito) e Aderr; o aumento no valor pago em virtude do risco de vida para policiais e bombeiros militares, a criação do novo IDJUV (Instituto de Desporto, Juventude e Lazer do Estado de Roraima) – antes conhecido como Instituto do Desporto de Roraima.

Outros projetos que passaram pela avaliação do Legislativo incluem benefícios fiscais para os produtos industrializados em Roraima; a criação de mais três delegacias, ampliando a atuação da PCRR, distribuição dos cargos de oficiais do CBMRR e anúncio sobre o curso de formação para sargentos. 

A deputada ressaltou ainda o alinhamento institucional entre os poderes, destacando que a Assembleia é parceira do Executivo. “Quando trabalhamos unidos, quem ganha é a população. Esse encerramento do ano legislativo mostra maturidade política e compromisso com o desenvolvimento de Roraima”, enfatizou a parlamentar.

 

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Lidiane Oliveira e João Paulo Pires
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)