Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Guarda Civil coibe ação de "flanelinhas" em eventos e comércio de Boa Vista

Abordagens para cobrança por estacionamento em via pública podem configurar crime de extorsão;

Guarda Civil coibe ação de
Foto reprodução Semuc
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A atuação da Guarda Civil Municipal (GCM) de Boa Vista tem apresentado resultados positivos na redução da presença de “flanelinhas” em áreas comerciais e durante grandes eventos públicos da capital. O trabalho de fiscalização, que se intensificou a partir de 2025 em ocasiões como o Boa Vista Junina, Mormaço Cultural e Natal da Paz, agora será permanente e estendido ao Carnaval e aos principais corredores comerciais com estacionamento público.

Segundo o secretário adjunto de Segurança e Ordem Pública, Antonio Carlos de Lima, a iniciativa busca coibir a cobrança indevida pelo uso de espaço público, prática considerada irregular. Ele reforça o pedido de colaboração popular. “Caso presencie algo, envie foto ou vídeo. Se houver constrangimento, nossa equipe vai ao local para averiguar e orientar essas pessoas a não atuarem de forma irregular”, explica.

A conduta se enquadra como atividade irregular mesmo quando disfarçada por frases como “posso vigiar?” ou “me paga o valor que tiver”, configurando cobrança indireta. Pessoas flagradas podem responder por crime de extorsão e, em casos de intimidade verbal, por ameaça.

As denúncias podem ser feitas pela Central 156 ou pelo WhatsApp da Guarda Civil Municipal no número (95) 98414-4413 – canal que não recebe ligações. A orientação é informar características dos envolvidos e, sempre que possível, enviar material fotográfico ou em vídeo.

A ação tem recebido aprovação de comerciantes e motoristas. O microempreendedor Francisco da Silva, de 48 anos, relatou já ter sido vítima de vandalismo após recusar pagamento. “Quebraram o limpador traseiro do meu carro. É revoltante. Esse trabalho da Prefeitura é excelente e precisa continuar”, afirmou.

 
 
FONTE/CRÉDITOS: Com informações Semuc
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)