Os jogos que abriram a 3ª fase do Campeonato Roraimense GiroAgro 2026, incendiaram o Estádio Flamarion Vasconcelos no fim de tarde e na noite deste sábado, 7. O Grêmio Atlético Sampaio (GAS) aplicou uma goleada de 6 a 1 sobre o Atlético Roraima, e até o momento, é a maior goleada da competição. Já no outro jogo da rodada e em disputa pela primeira colocação na tabela, Monte Roraima FC e São Raimundo ficaram no 1 a 1.
Os gols do Leão Dourado saíram logo aos 13 minutos do primeiro tempo. Após Lucas Martins sofrer pênalti, Vanilson bate e abre o placar. Aos 32, Railson amplia o placar, aos 40 minutos, o Tricolor Roraimense teve a chance de descontar ainda no primeiro tempo quando Emanuel é derrubado na área e o árbitro Luiz Rodrigo assinala penalidade máxima para o Atlético Roraima. No entanto, o goleiro do GAS KT, faz linda defesa e impede o gol de Marquinhos.
Já no segundo tempo, o Atlético voltou a pressionar mais o GAS. Até que aos 11 minutos após cobrança de falta, Eric é derrubado e o quarto pênalti da partida é marcado. Na cobrança, Maranhão bate, KT defende novamente, mas no rebote o próprio Maranhão bateu de novo e marcou o primeiro gol do Tricolor do Mecejana.
Contudo, o Atlético nem teve tempo para comemorar a reação. Pois um minuto depois, em um contra-ataque fulminante, Railson arranca e toca para Erick livre na grande área marcar o terceiro gol do GAS, e aos 23 minutos, Erick marca novamente, ampliando a goleada para 4 a 1. Três minutos depois, em mais um contra-ataque, Railson marcou o 5º gol do GAS e o seu segundo gol na partida.
O sexto gol do Sampaio saiu dos pés de Elmi, aos 33 minutos. Após lindo chute de Wesley, a bola bateu no travessão e sobrou nos pés de Elmi, que decretou fim à maior goleada do Estadual Roraimense até aqui. O placar poderia ser ainda mais elástico, se Vanilson não perdesse o que seria o terceiro pênalti marcado no jogo. Entretanto, o jogador desperdiçou a cobrança acertando a trave esquerda. O técnico português Paulo Morgado, comandante do GAS, apesar da goleada, ficou na bronca com a equipe pelo fato de sofrer um gol.
“Eu não gosto de sofrer gols e nós não podíamos ter sofrido aquele gol. Neste campeonato, os gols sofridos, os cartões contam muito na fase de classificação. Falei muito com os meus atletas durante a semana e hoje outra vez. Mas foi um bom jogo, ganhamos três pontos, nada mais do que isso, mas eu gostaria de não ter sofrido nenhum gol”, disse o professor.
Rivalidade à flor da pele
A segunda partida da noite entre São Raimundo e Monte Roraima FC já começou com um peso a mais. Os clubes são respectivamente primeiro e segundo colocado na tabela empatados com seis pontos cada, com uma leve vantagem para o Mundão pelo saldo de gols.Além de vencer o rival, o vencedor da rodada começaria a semana na primeira colocação e mais distante dos adversários do campeonato.
No entanto, os rumos da partida foram outros. O equilíbrio e o jogo truncado, recheado de faltas e cartões amarelos prevaleceram durante todo o embate. O primeiro tempo foi amplamente dominado pelo São Raimundo que ofereceu mais perigo através da bola parada. Aos 17 do primeiro tempo, após cobrança de escanteio, Paulo Meneses subiu mais alto que a zaga auriverde e testou sem chances para o goleirão Leandro Henrique.
O jogo seguiu pegado e com faltas duras e reclamações com a arbitragem de ambos os lados. Principalmente pelo lado do Monte Roraima, que ficou na bronca com a árbitra Eliane Nogueira após anular um gol do Tamanduá aos 44 minutos em razão de uma falta de ataque.
Logo após o apito final, jogadores, membros da comissão técnica, da diretoria e da presidência do clube auri-verde invadiram o campo para confrontar a arbitragem, o que desencadeou um princípio de confusão que necessitou da polícia militar para escoltar as juízas da partida até o vestiário.
Já no segundo tempo, o Monte se impôs e voltou dominando a partida. Dessa forma. passava a pressionar mais a zaga do Mundão. Até que aos 21 minutos, Germano cruza pela esquerda, a bola atravessa toda a grande área e ao dominar a bola, Romarinho é derrubado por Klebinho. Pênalti para o Monte Roraima.
O próprio Romarinho bate a penalidade e converte o gol, sem chances para o goleirão André. Depois do gol a partida voltou ao equilíbrio e lances faltosos. Logo após ao apito final, na saída para o vestiário, os ânimos se exaltaram e os jogadores começaram uma confusão na saída dos gramados. O capitão e autor do gol de empate do Monte Roraima, Romarinho, comentou sobre o equilíbrio da partida.
“A gente sabia que era um jogo bastante difícil, e a gente trabalhou bem na semana. A gente queria a vitória, mas infelizmente o resultado não veio. Acredito que o empate foi um resultado justo por ser um clássico, um jogo truncado, um jogo difícil, eu acho que o empate foi justo para as duas equipes”, disse o capitão à reportagem.
O técnico do Mundão, Chiquinho Viana elogiou o equilíbrio da partida, no entanto, repudiou a atitude dos dirigentes do clube adversário.
“Eles tiveram um domínio muito maior no segundo tempo, a gente reconhece isso. Mas eu acredito que foi um bom jogo. Quem veio viu um grande espetáculo, uma grande partida. Fico triste, porque não é a primeira vez que dirigentes da equipe adversária alcoolizados invadem o campo e ameaçam o árbitro. No futebol que nós estamos hoje isso não pode. Esse tipo de tentativa de tentar coagir, arbitrar, não concordamos. Não é a primeira vez, tem que parar com isso. Vamos jogar futebol, resolver dentro do campo, os atletas resolvem. E as duas equipes estão de parabéns. Fizeram uma grande partida”, exclamou Chiquinho.
Com o resultado, Monte Roraima e São Raimundo seguem empatados nas primeiras colocações com 7 pontos cada. Quem agradeceu pelo resultado foi o Grêmio Atlético Sampaio, que com a vitória chega à terceira colocação no campeonato e com o tropeço dos rivais, fica a apenas 3 pontos de distância e torce para que os adversários não ganhem a próxima rodada para chegar à sonhada liderança.
O Campeonato Roraimense GiroAgro 2026 volta a campo ainda pela 3ª fase no dia 10 de fevereiro, com rodada disputada no Estádio Canarinho no clássico entre Náutico RR e Baré e River e São Raimundo. A rodada deste sábado, contou com público presente de 1.863 torcedores.
Comentários: