O Hospital Universitário da Universidade Federal de Roraima, vinculado à Rede Ebserh, instituiu o Comitê de Saúde Indígena (CSI) da unidade. O comitê é composto por 33 integrantes, entre membros internos e externos, e tem caráter permanente, multiprofissional e interinstitucional.
A instalação do CSI atende a uma recomendação do Grupo de Trabalho do Projeto de Saúde Indígena nos Hospitais Universitários Federais da Rede Ebserh, do qual o HU-UFRR faz parte. O grupo de trabalho, criado em setembro de 2025, tem objetivo de ampliar e qualificar o cuidado à Saúde Indígena na Rede Ebserh.
Na primeira reunião do CSI, a superintendente do Hospital Universitário da UFRR, Bianca Sequeira, enfatizou a importância da escuta ativa de indígenas e os profissionais da área.
“Nós, do HU, queremos compartilhar com vocês, que constroem a saúde indígena em Roraima diariamente, esses momentos de discussão, para que a gente consiga melhorar e avançar cada dia mais na qualidade de saúde ofertada às populações indígenas do nosso Estado”, disse.
O órgão colegiado é coordenado pela enfermeira Marcelle Collyer, chefe da Unidade de Retaguarda Hospitalar dos Povos Indígenas do HU-UFRR. Segundo Marcelle, o comitê tem objetivo de alinhar e fortalecer as tratativas com as comunidades e os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI) para prestar um acolhimento humanizado aos pacientes indígenas.
Qualificação do cuidado
José Valdemir do Nascimento, enfermeiro da Vigilância em Saúde do DSEI Leste Roraima, apresentou a portaria que institui o Incentivo para a Atenção Especializada aos Povos Indígenas.
“O modelo assistencial da Sesai [Secretaria de Saúde Indígena do Ministério da Saúde] é a atenção primária. Uma vez que o paciente indígena é referenciado, como que os serviços de média e alta complexidade estão preparados para receber esses povos originais, tanto do ponto de vista de estrutura quanto do ponto de vista de fortalecimento do processo de interculturalidade? Então o IAE-PI visa formatar a qualificação do cuidado aos indígenas, que acessam o serviço de saúde de média e alta complexidade na rede SUS”, explicou.
Sobre a Ebserh
O HU-UFRR faz parte da Rede Ebserh desde 2024. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 45 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.
Comentários: