O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio do Campus Boa Vista Zona Oeste (CBVZO), publicou, nesta semana, edital para ingresso no curso de especialização em Gestão da Escola Pública de Ensino Médio (Gepem).
Direcionada a gestores e coordenadores das escolas estaduais de ensino médio, a especialização é uma iniciativa da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).
Em Roraima, o IFRR oferta 150 vagas na pós-graduação, distribuídas entre os polos de Boa Vista, Caracaraí, Pacaraima, São Luiz do Anauá e Rorainópolis.
Com carga horária total de 360 horas, o curso será realizado, ao longo de um ano, na modalidade educação a distância. As atividades ocorrerão por meio da plataforma Moodle e incluirão momentos presenciais, além da elaboração de um trabalho de conclusão de curso (TCC).
Realizadas pela internet, as inscrições devem ser feitas pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) do IFRR, do dia 30 de julho a 10 de agosto. A seleção dos candidatos ocorrerá por ordem de inscrição.
Segundo a coordenadora de Educação a Distância do CBVZO, Aline Lima Costa, o curso tem um perfil de público bem definido. “Todo o Brasil vai ofertar, e, aqui em Roraima, será o IFRR, por meio do Campus Boa Vista Zona Oeste. Ele é destinado a um público específico: os gestores das escolas estaduais de ensino médio. Caso sobrem vagas, o edital já prevê que elas sejam destinadas a gestores de escolas de ensino fundamental da rede estadual”, explicou.
Para participar, é necessário ter vínculo profissional com a rede estadual, possuir diploma de curso superior, residir na cidade ou região do polo de oferta e apresentar todos os documentos exigidos no edital. O resultado final da seleção está previsto para ser divulgado em 21 de agosto. Já a aula inaugural será realizada no dia 29 do mesmo mês.
Todas as fases do processo seletivo devem ser acompanhadas no SGC/IFRR, na página https://sgc.ifrr.edu.br/
Curso ofertado em rede nacional
Será lançada, em 31 de julho, pelo Ministério da Educação (MEC), uma especialização voltada à formação de gestores escolares das redes estaduais de ensino médio. O curso será realizado em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB), com as 27 secretarias estaduais de educação (incluindo o Distrito Federal) e com 27 instituições públicas de ensino superior (Ipes). A expectativa é alcançar 40 mil profissionais com uma oferta inicial de 9.420 vagas. O investimento previsto para a iniciativa é de R$ 20,4 milhões.
Com o objetivo de qualificar, em nível de pós-graduação lato sensu, diretores e coordenadores pedagógicos das escolas públicas estaduais de ensino médio, a especialização promoverá a melhoria contínua da qualidade educacional e dos resultados escolares. A qualificação integra as ações da Política Nacional de Ensino Médio (Pnaem), instituída pela Lei 14.945/2024.
Saiba mais sobre o curso na página do MEC, no link a seguir: https://www.gov.br/mec/pt-br/
Comentários: