Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Educação

IFRR seleciona estudante para intercâmbio internacional

Chamada pública oferece auxílio de R$ 10 mil para participação em programa de intercâmbio acadêmico na Universidad Nacional de Misiones, na Argentina

IFRR seleciona estudante para intercâmbio internacional
Ascom/Reitoria - Arquivo/Divulgação
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Instituto Federal de Roraima (IFRR), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Propespi) e da Assessoria de Relações Internacionais (Arinter), lançou Chamada Pública para seleção para o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional na Argentina. Além da oportunidade de intercâmbio, o estudante selecionado receberá auxílio financeiro no valor de R$ 10 mil para custear sua participação no intercâmbio.

Podem concorrer à vaga estudantes regularmente matriculados em cursos de graduação do IFRR na área de Letras/Espanhol, incluindo o curso de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua e Literaturas de Língua Portuguesa e Língua Espanhola, nas modalidades presencial e a distância. O intercâmbio será realizado na Escuela Agrotécnica Eldorado, vinculada à Universidad Nacional de Misiones (UNaM), na Argentina.

A oportunidade prevê atividades na Escuela Agrotécnica Eldorado com período de mobilidade entre 27 de julho e 27 de setembro de 2026. A iniciativa tem como objetivo fortalecer a cooperação acadêmica, científica, tecnológica e intercultural entre as duas instituições, além de ampliar as oportunidades de internacionalização para a comunidade acadêmica do IFRR.

Para se inscrever, o candidato deve fazer a submissão da inscrição exclusivamente pelo Sistema de Gerenciamento de Concursos (SGC) do IFRR (https://sgc.ifrr.edu.br/), até 28 de junho. Além disso, precisará anexar ao sistema o Histórico Escolar atualizado, o Termo de Compromisso, o Plano de Trabalho, a Carta de Aceite emitida pela instituição argentina e os documentos comprobatórios dos critérios de seleção previstos no edital.

De acordo com o cronograma da chamada pública, o resultado preliminar será divulgado em 29 de junho. Já o resultado final está previsto para o dia 3 de julho. A viagem do estudante selecionado tem previsão de início em 25 de julho.

O processo seletivo ocorrerá em etapa única, conduzida por uma comissão responsável pela análise documental e pela aplicação dos critérios de pontuação. Entre os aspectos avaliados estão o nível de proficiência em língua espanhola — classificado como básico, intermediário ou avançado — e a participação do estudante em projetos de ensino, pesquisa e extensão. A validação da documentação será realizada pela Propespi e pela Arinter.

A ação integra a política institucional de internacionalização do IFRR e busca proporcionar aos estudantes experiências acadêmicas em ambientes multiculturais, favorecendo o intercâmbio de conhecimentos, o aperfeiçoamento linguístico e o contato com diferentes metodologias de ensino e aprendizagem.

Os interessados podem obter mais informações pelos e-mails propespi@ifrr.edu.br e arinter@ifrr.edu.br, utilizando o assunto “Mobilidade Internacional para Estudante/2026”.

FONTE/CRÉDITOS: Ascom/Reitoria
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)