Ao longo de seus 23 anos de história, a Rádio Monte Roraima FM construiu uma relação sólida com as comunidades católicas de Roraima. A emissora se tornou um espaço de divulgação, diálogo e proximidade entre paróquias e fiéis, fortalecendo a comunicação da Igreja em todo o estado.
Entre as iniciativas que reforçam essa parceria está o Informe Diocesano. Criado em 2022, o quadro é atualmente apresentado pelos jovens Kayla Silva e Lucas Rosseti. Todas as sextas-feiras, eles levam ao público os principais eventos da Igreja, como missas, festejos, encontros de pastorais e atividades espirituais e sociais.
O conteúdo é veiculado tanto no jornalismo da rádio quanto nas redes sociais da emissora, ampliando o alcance das informações e aproximando ainda mais a comunidade.
Lucas Rosseti explica que o objetivo do Informe Diocesano é reunir e divulgar informações gerais da Diocese e das comunidades.
“A ideia do Informe Diocesano é passar informações da Diocese de forma geral. Por exemplo, quando o bispo viaja para uma assembleia dos bispos do Brasil, isso é uma informação diocesana. Além disso, as comunidades enviam as informações para a gente ou nós acompanhamos pelas redes sociais delas. Sempre dizemos ‘começa agora o Informe Diocesano’, porque ali falamos de todas as comunidades, paróquias, áreas missionárias e missões indígenas”, explica Lucas.
Com o passar do tempo, o Informe Diocesano se tornou referência para quem deseja acompanhar a movimentação das comunidades católicas em Boa Vista e nos municípios do interior.
Outro importante espaço aberto pela Monte Roraima FM é o quadro A Voz da Igreja, exibido dentro do programa Manhã Viva. Sempre que há demanda, o quadro recebe representantes das comunidades para falar sobre festejos, campanhas, projetos e ações sociais.
A apresentadora Rejane Silva conta que o quadro surgiu a partir de um anseio da própria população.
“As pessoas sempre procuravam o programa para divulgar festejos e arraiais das comunidades. A Diocese também buscava esse espaço para divulgar novidades. Então resolvi criar um quadro específico. A Voz da Igreja é literalmente isso: a voz da Igreja, com a participação do clero, dos religiosos, dos padres e também da comunidade”, explica Rejane.
O quadro se consolidou como um espaço de acolhida e participação, atendendo a uma demanda real da comunidade católica.
Neste mês, o programa recebeu Ludimilla Gurgel, do Ministério de Música e da Pascom da Comunidade Nossa Senhora da Imaculada Conceição. Ela participou da entrevista para divulgar o festejo da comunidade e convidar os fiéis para a programação.
Ludimilla destaca a importância do espaço oferecido pela rádio.
“Para nós, enquanto comunidade, é uma grande alegria ter as portas da rádio abertas para divulgar o nosso festejo, que foi um sucesso. Quando a rádio abre esse espaço, ela também acolhe a fé, a devoção e a história do nosso povo. Não é apenas divulgação, é um convite para que cada pessoa se sinta parte da caminhada, da missão e do serviço pastoral que nos une. Temos a certeza de que a rádio não apenas divulga, mas também evangeliza e caminha conosco”, afirmou.
Com quadros fixos, entrevistas e abertura constante para a participação das comunidades, a Monte Roraima FM reafirma, nesses 23 anos de história, seu compromisso com a evangelização, a cidadania e a comunicação comunitária.
Confira a matéria áudio:
Comentários: