Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Meio Ambiente

Mulheres de Boa Vista ganham destaque em conferência internacional sobre reciclagem

Maria Izabel e Charana Mery serão homenageadas em Brasília pelo trabalho em defesa do meio ambiente, da sustentabilidade e da geração de renda.

Mulheres de Boa Vista ganham destaque em conferência internacional sobre reciclagem
Semuc/PMBV
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

Duas mulheres de Boa Vista que dedicam suas vidas à preservação do meio ambiente e à promoção da sustentabilidade vão representar a cidade de Boa Vista na “Exposição das Catadoras do Brasil”, que acontecerá durante a II Conferência Internacional dos Resíduos Sólidos e Saneamento (CIRSOL), de 26 a 29 de agosto, em Brasília-DF.

Maria Izabel de Souza Vasconcelos, presidente e fundadora da Associação Global de Catadores, e Charana Mery Souza Kams, presidente da Associação de Materiais Recicláveis Terra Viva, são exemplos de liderança e resistência. Com coragem e comprometimento, elas transformam desafios em oportunidades, fortalecendo o trabalho dos catadores em Boa Vista.

Parte dos recicláveis é proveniente da coleta seletiva dos prédios públicos municipais, que conta com o apoio da Prefeitura de Boa Vista. Os materiais são destinados prioritariamente às associações, empresas e cooperativas de catadores credenciadas, onde passam pelo processo de triagem e beneficiamento. Esse trabalho garante geração de renda para diversas famílias e, ao mesmo tempo, reforça o compromisso com a sustentabilidade e a preservação ambiental.

Maria Izabel e Charana foram selecionadas por uma curadoria do evento e serão homenageadas entre 70 catadoras de todas as 26 unidades federativas e do Distrito Federal. A exposição contará com registros fotográficos e vídeos, narrando a história de cada participante, incluindo seus sonhos, conquistas e desafios enfrentados ao longo do caminho.

Transformando desafios em oportunidades para cuidar do meio ambiente

Maria Izabel, 47 anos, natural de Manaus (AM), chegou a Roraima aos 15 anos. Ao longo de sua trajetória, tornou-se líder comunitária e, há 9 anos, fundou a Associação Global de Catadores, dedicando grande parte de sua vida a esse segmento. Seu trabalho busca continuamente promover melhorias para o meio ambiente, valorizar os colaboradores e gerar recursos a partir dos materiais recicláveis coletados.

“De tudo que fiz e de todo conhecimento que adquiri ao longo dos anos — na vida comunitária, como figura pública e no trabalho social — este é, sem dúvida, o trabalho que mais me traz satisfação. Tenho orgulho em dizer que sou catadora de materiais recicláveis, porque descobri um universo inteiro nesse trabalho, desde a coleta até a separação. Participar desse evento é muito positivo para mostrarmos o nosso trabalho porque a reciclagem é um dos maiores bens que possuo”, disse Maria.

Mulher indígena une sustentabilidade e geração de renda

A outra catadora homenageada é a roraimense indígena Charana Mery Kams, de 34 anos, da etnia Wapichana. Ela iniciou sua trajetória em 2017 como membro da Associação de Materiais Recicláveis Terra Viva e em 2022 foi eleita presidente. Desde então, vem conduzindo o trabalho de forma coletiva, cuidando de todas as etapas, desde a administração até a logística, produção, prensagem e triagem dos materiais recicláveis.

“O maior desafio dessa profissão é ajudar a cuidar do nosso planeta e de pessoas. É um trabalho digno e de grande importância para a sociedade, pois contribui diretamente para a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Temos a missão de cuidar do nosso planeta e, ao mesmo tempo, gerar emprego e renda para os catadores. Me sinto honrada em poder representar o nosso estado”, destacou Charana.

FONTE/CRÉDITOS: PMBV | Semuc | Wandilson Prata
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)