Representantes de Roraima participaram ativamente da plenária “Atuação em Rede: Podaáli e UMIAB para mulheres indígenas”, voltada à construção coletiva da terceira chamada de projetos do Fundo Podaáli, com foco exclusivo em iniciativas lideradas por mulheres indígenas da Amazônia.
A plenária reuniu delegações de diversos estados e teve como objetivo ouvir as experiências, desafios e propostas das mulheres nos territórios, para formular uma chamada que reflita suas realidades e prioridades. O encontro foi marcado pela apresentação de projetos já apoiados pelo Fundo Podaáli e por rodas de diálogo entre as participantes.
Durante as atividades, as mulheres responderam a perguntas relacionadas às dificuldades enfrentadas em seus territórios, prioridades para uma chamada específica, elementos que consideram essenciais no edital e sugestões sobre como esse processo pode ser mais acessível e eficaz.
A delegação de Roraima destacou pontos como a necessidade de formação técnica para elaboração de projetos, dificuldades de acesso à internet e à tecnologia, a importância da ampla divulgação dos editais nas comunidades, e a demanda por menos burocracia nos processos. Também foram apontadas como prioridades o fortalecimento da medicina tradicional, da cultura indígena e a criação de editais voltados exclusivamente para mulheres indígenas.
“Essa construção coletiva é muito importante, e respeitar essas ideias também é. Para nós, mulheres da Amazônia, nós, mulheres de Roraima, pela primeira vez estamos com cerca de cinquenta e cinco mulheres: coordenadoras regionais, de juventude. Estamos com cinco organizações indígenas e trouxemos nossas propostas para fortalecer a terceira chamada do Fundo Podaáli”, afirmou Kelliane Wapichana, Tuxaua geral do Movimento de Mulheres Indígenas de Roraima.
As propostas coletadas durante a plenária serão sistematizadas e farão parte da terceira chamada do Podaáli – Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, que visa apoiar projetos alinhados às realidades das mulheres indígenas amazônidas.
Além da construção da chamada, a delegação de Roraima também marcou presença nas plenárias Bancada do Cocar e na que debateu a participação indígena na COP30. Na ocasião, prestaram homenagem à líder indígena Sineia do Vale, referência na luta climática e atual co-presidente do Caucus Indígena. A homenagem foi marcada por cantos e danças tradicionais, em reconhecimento à sua trajetória e liderança.
Comentários: