A Rádio Monte Roraima FM foi agraciada em duas categorias no II Prêmio de Jornalismo da Defensoria Pública do Estado de Roraima (DPE-RR). A cerimônia de premiação ocorreu nesta sexta-feira, dia 19, no auditório do Sicredi, no Centro de Boa Vista.

Entre as jornalistas premiadas está Lauany Gonçalves, que conquistou o 2º lugar na categoria Fotojornalismo Profissional.
A jornalista explica que a premiação veio a partir da foto produzida para a matéria “60 anos sem registro: a história de Pedro e o direito de existir”. Para ela, a imagem é especial e fala por si só, e ser reconhecida por esse trabalho é uma grande honra.
“Produzi a matéria com o seu Pedro, um idoso que conseguiu a documentação depois de 60 anos graças à Defensoria Pública, por meio do Mutirão Direito de Existir. Uma iniciativa que decidi registrar devido à sua importância, pois permite que diversas pessoas, como o Pedro, consigam a documentação de forma rápida e facilitada. Na foto eu consegui capturar o momento exato em que o Pedro olha para os documentos com um olhar apaixonante. Na mesma hora, decidi que iria submeter essa foto ao prêmio e, graças a Deus, veio o reconhecimento”, explicou Lauany.

A Diretora de Jornalismo da Rádio Monte Roraima também foi premiada. Dennefer Costa conquistou o 3º lugar na categoria Texto Profissional com a matéria “Sobreviver e Reconstruir: Mulheres rompem o ciclo da violência com o apoio da Defensoria Pública de Roraima”.
A jornalista destaca a alegria de ser reconhecida por uma pauta de grande relevância social.
“Ganhar esse prêmio da Defensoria Pública, com atenção especial para uma reportagem tão sensível como a violência contra a mulher, é muito significativo. É um tema que realmente me toca e que venho trabalhando ao longo dos anos, inclusive foi o tema do meu TCC. Falar sobre sobrevivência e reconstrução de mulheres que decidiram romper o ciclo da violência com o apoio da Defensoria é primordial, porque ajuda e também abre os olhos de outras mulheres que precisam interromper esse ciclo”, contou Dennefer.
Neste ano, o prêmio teve como tema “Jubileu de Prata: 25 anos da Defensoria Pública do Estado de Roraima”.
O Prêmio de Jornalismo da DPE-RR tem como objetivo reconhecer profissionais da comunicação que contribuem para dar visibilidade a temas sociais relevantes e ao papel da Defensoria Pública na promoção da cidadania e dos direitos humanos.
A premiação contemplou Jornalismo em Texto, em Áudio, Vídeo, Fotojornalismo, Jornalismo Universitário e o Grande Prêmio Defensorial. Cada categoria foi avaliada individualmente, com premiação para os três primeiros colocados.
A foto da Lauany Gonçalves pode ser conferida no link:
E a matéria de Dennefer Costa pode ser acessada em:
Comentários: