Acompanhe a entrevista na íntegra aqui.
Nos dias 27 a 31 de outubro foi realizado o Encontro dos Diretores das Emissoras Sócias da Rede de Notícias da Amazônia, em Santarém (PA), e nesta sexta-feira (31), foi eleita a nova diretoria da Rede de Notícias da Amazônia (RNA). O diretor da Rádio Monte Roraima FM, padre Luiz Claudemir Botteon, foi escolhido como novo presidente da Rede, assumindo a posição do Pe. Edilberto Sena, fundador da emissora. Tendo como missão de fortalecer a comunicação regional e promover a união entre as rádios que compõem o coletivo.
A nova diretoria é composta ainda por Anderleia Oliveira (1ª vice-presidente), padre Arilton Rodrigues (2º vice-presidente) e pelo Conselho Fiscal formado por padre Jorge Alves, Anderson Santos e Suellen Amanda.

A RNA congrega atualmente 23 rádios de vários estados da Amazônia, com o objetivo de integrar esforços de comunicação, compartilhar conteúdos jornalísticos e dar visibilidade à realidade da região, tanto em nível nacional quanto internacional.
Em entrevista concedida ao vivo à Rádio Monte Roraima, direto de Santarém, padre Luiz Botteon destacou a importância dessa missão.
“A Rede de Notícias da Amazônia tem o papel de unificar informações para que a Amazônia seja conhecida em seus estados e também fora do Brasil. A eleição representa um compromisso de continuar essa caminhada de integração, produzindo conteúdos conjuntos e fortalecendo o jornal diário Notícias da Amazônia, além de programas semanais sobre a realidade da região”, explicou.
O novo presidente também ressaltou que o trabalho da rede vai além da informação: “Sempre buscamos manter um olhar católico, o olhar da Igreja sobre o meio ambiente, a preservação da cultura, dos povos originários e de tudo aquilo que diz respeito à vida na Amazônia”, afirmou.
Durante a semana, os representantes de 20 rádios participaram de cinco dias de formação e planejamento, com a presença de assessores da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Signis Brasil, que reúne mais de 230 rádios católicas no país. O encontro proporcionou momentos de partilha, troca de experiências e debate sobre os desafios atuais da comunicação amazônica.
Encerrando a entrevista, padre Botteon deixou uma mensagem aos comunicadores e ouvintes: “Sigamos juntos nesse ideal de comunicar a verdade, a justiça e o cuidado com a casa comum. Contamos com cada equipe de rádio para levarmos à frente a nossa missão de comunicar a Amazônia com fé e compromisso.”
A eleição marca um novo ciclo de renovação, colaboração e fortalecimento da Rede de Notícias da Amazônia, reafirmando o papel da comunicação como instrumento de evangelização, cidadania e defesa da vida na região amazônica.
Comentários: