Roraima é destaque no cenário nacional da inovação. O projeto Polícia Militar Mirim, desenvolvido pela PMRR em Mucajaí, conquistou o 1º lugar no V Prêmio Top Inovação Uninter. O projeto concorreu com 248 inscritos de todo o Brasil.
A premiação aconteceu no último sábado, 8, em Curitiba (PR), e contou com a participação do capitão da PM João Paulo Silva Dantas, da capitã Lucilene Oliveira Carpanini e do soldado Danilo Barroso. No total, participaram seis militares da Polícia Militar Mirim.
Implantado em 2021 no município de Mucajaí, o projeto tem como objetivo formar crianças e adolescentes em civismo, disciplina, valores éticos, respeito ao próximo e prevenção às drogas, fortalecendo o vínculo entre comunidade e segurança pública.
A ideia é aproximar cada vez mais a PM da população e ainda buscar soluções efetivas para a problemática da vulnerabilidade social na cidade. Além do reconhecimento, os seis militares que atuam no projeto Polícia Militar Mirim vão ganhar cursos de especialização oferecidos pela Uninter.
Até o momento, já foram formados mais de 300 alunos do curso de formação do projeto, com atividades voltadas para a ética, cidadania, noções de trânsito, noções de meio ambiente, reforço escolar (Português e Matemática), atividades físicas, informática e ordem-unida (conjunto de movimentos militares e paramilitares que desenvolvem a disciplina).
A premiação em nível nacional reforça o compromisso da PMRR e fortalece ainda mais os laços entre a segurança pública e a comunidade, afirma o capitão João Paulo Dantas, que acompanhou a equipe em Curitiba.
“O prêmio representa um reconhecimento ao trabalho realizado no município de Mucajaí. Esse reconhecimento em âmbito nacional é muito importante pois fortalece o estreitamento dos laços entre a Polícia Militar e a população do município”, destacou Dantas. Ele representou oficialmente a corporação na cerimônia.
Sobre o prêmio
O Prêmio Top Inovação Uninter é uma iniciativa da instituição educacional realizada em conjunto com a Fundação Wilson Picler e participação do Instituto Wilson Picler na comissão avaliadora, reconhecendo projetos de alto impacto social, educacional, tecnológico e institucional.
A ideia é reconhecer, incentivar e divulgar projetos inovadores desenvolvidos por instituições públicas, privadas e organizações sociais em todo o território nacional.
Esta edição em que o Projeto Polícia Militar Mirim da PMRR conquistou o 1º lugar, o prêmio alcançou seu maior número de inscritos. Ao todo, 248 projetos foram inscritos nesta edição, representando diferentes regiões do país.
Desde sua criação, o Prêmio Top Inovação tornou-se um referencial nacional para iniciativas que promovem inclusão social, educação cidadã, inovação tecnológica, fortalecimento comunitário e eficiência institucional.
Comentários: