Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Roraima inicia Colheita da Soja 2025 com foco em sustentabilidade

O encontro reuniu autoridades, empresas expositoras e produtores, que acompanharam a tradicional colheita da soja.

Roraima inicia Colheita da Soja 2025 com foco em sustentabilidade
Faerr/Senar
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Abertura Oficial da Colheita da Soja 2025 foi realizada nos dias 8 e 9 de agosto, reunindo produtores, lideranças do agronegócio e autoridades no Centro Amazônico de Fronteiras da Universidade Federal de Roraima e na Fazenda Ouro Verde, no município de Alto Alegre.

A cerimônia de abertura, realizada na sexta-feira (8), contou com a presença do presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, do presidente da Aprosoja Roraima, Murilo Ferrari, do governador de Roraima, Antônio Denarium, além de produtores, parlamentares e representantes de instituições parceiras.

O momento foi marcado pela palestra do Dr. Daniel Vargas, que abordou o tema “Produção Tropical de Alimentos e o Desenvolvimento Nacional no ano da COP 30", destacando a importância de discutir a tropicalização da sustentabilidade. “O grande desafio é tropicalizar os padrões de verde, para que eles se ajustem à realidade produtiva do Brasil e da Amazônia, e ao fazer isso, criar um ambiente que fomente a produção, estimule o crescimento econômico, a inclusão produtiva e também a sustentabilidade”, explicou Vargas.

Durante o evento, foi assinado um Termo de Intenção de Cooperação entre o Sistema Faerr/Senar e o Governo do Estado de Roraima, por meio da Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Femarh), com apoio da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), para a implantação do Programa RetifiCAR. A iniciativa tem como objetivo auxiliar produtores rurais na retificação do Cadastro Ambiental Rural (CAR), oferecendo suporte técnico e facilitando a regularização ambiental das propriedades.

No sábado (9), as atividades seguiram com o Dia de Campo, realizado na Fazenda Ouro Verde, em Alto Alegre. O encontro reuniu autoridades, empresas expositoras e produtores, que acompanharam a tradicional colheita da soja.

Para o presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, a Abertura da Colheita da Soja é um momento de comemoração do fortalecimento do agronegócio. “O evento é muito expressivo pelo fato da soja ser uma grande geradora de emprego e renda. Nós chegamos hoje a comemorar mais de 130 mil hectares de soja plantada no estado, são 246 propriedades envolvidas na atividade, além de ter um número bem expressivo na produção desse ano que passa de 430 mil toneladas”, ressaltou Carvalho.

FONTE/CRÉDITOS: Faerr/Senar - Fernanda Marins
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)