Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Samu passa a aceitar acionamento do 192 via internet em locais sem sinal de operadora

Para utilizar o serviço, a população deve salvar em seu telefone o número +55 95 3621-2800.

Samu passa a aceitar acionamento do 192 via internet em locais sem sinal de operadora
Foto divulgação: Ascom/Sesau
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Sesau (Secretaria de Saúde) ampliou o acesso ao atendimento de urgência e emergência com a implantação do Samu+, ferramenta que permite o acionamento do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) mesmo em locais sem cobertura de operadora de telefonia móvel, desde que o cidadão esteja conectado à internet.

A nova funcionalidade consiste em um software de regulação utilizado pelo serviço, responsável pelo registro das ocorrências e das ligações recebidas, além de viabilizar a troca de informações entre as equipes de regulação e intervenção e a geração de dados estatísticos encaminhados ao Ministério da Saúde.

“O Samu+ está disponibilizando a possibilidade da realização de ligações via web, ou seja, locais que não tem sinal de operadora, ou se por alguma razão alguma região está com problema na operadora, mas tem sinal de internet, esses lugares vão poder acionar o 192”, explicou a responsável pelo suporte de TI do Samu, Wandressa Reis.

Para utilizar o serviço, a população deve salvar em seu telefone o número +55 95 3621-2800. No momento da emergência, basta enviar uma mensagem via WhatsApp para esse contato. Automaticamente, o usuário receberá um link que direciona para uma página web, onde será possível realizar a chamada para o 192. A ligação é gravada e registrada no sistema, garantindo a segurança das informações e a continuidade do atendimento.

A Cermu (Central Estadual de Regulação Médica de Urgência de Roraima) é responsável por regular o socorro pré-hospitalar de urgência, intermediando atendimentos clínicos, traumáticos e transferências inter-hospitalares de pacientes em todos os 15 municípios do Estado. Somente em 2025, a Central registrou cerca de 54.368 protocolos de atendimentos.

Ao acionar o serviço pelo 192, é preciso estar atento para repassar as informações necessárias para agilizar o atendimento da equipe móvel, como endereço completo e pontos de referência. Em casos de acidentes em vias públicas e rodovias, recomenda-se isolar e sinalizar o local para evitar novas ocorrências. Além disso, após o contato com o serviço de urgência, a vítima não deve deixar o local, pois pode acarretar em um cancelamento da ocorrência.

Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)