A Secult (Secretaria de Cultura e Turismo) iniciou nesta semana o Cadastro de Eventos Geradores de Fluxo Turístico, mecanismo que vai selecionar e organizar eventos públicos e privados de Roraima para compor o Calendário de Eventos Culturais e Turísticos de 2026. A iniciativa busca identificar atividades com potencial de atrair visitantes, fortalecer o turismo e ampliar o impacto econômico no Estado.
Segundo o diretor do Detur (Departamento de Turismo) da Secult, Bruno Muniz de Brito, o cadastramento permitirá aprimorar o calendário promocional que será levado aos principais eventos de divulgação turística do país. “Eventos como o Tepequém Up, o São João no Parque Anauá e a Expoferr são importantes geradores de fluxo turísticos já registrados e consagrados”, destacou.
Muniz reforça ainda que os eventos selecionados terão benefícios como inclusão no calendário oficial com ampla divulgação, apoio institucional, possibilidade de parcerias com outras iniciativas turísticas e estímulo ao turismo sustentável e à economia local. A identificação desses eventos também permitirá a realização de Pesquisas de Impacto Socioeconômico e Ambiental para monitorar a movimentação financeira e social gerada.
Podem participar todos os agentes envolvidos na promoção e realização de eventos que possam atrair turistas e gerar impacto econômico, social e cultural. Para isso, as atividades devem atender a critérios como: serem presenciais, ocorrerem em território roraimense, terem relevância cultural, turística e/ou econômica e contribuírem para o incremento do fluxo de visitantes.
O processo de cadastramento ocorrerá em três etapas: inscrição por formulário disponível no site da Secult; análise técnica dos eventos inscritos; e divulgação dos selecionados. O período de inscrições vai de 26 de novembro de 2025 a 23 de dezembro, e o resultado final será publicado em 30 de dezembro.
Outras informações estão disponíveis pelo e-mail gabinete@secult.rr.gov.br
Comentários: