Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Sicredi em Roraima adota solução com uso de IA para acelerar liberação de créditos de consórcios

Inovação reduziu o tempo de análise de documentação em até 3 vezes. Processo já está disponível para todo sistema após implementação de projeto piloto

Sicredi em Roraima adota solução com uso de IA para acelerar liberação de créditos de consórcios
SICREDI RR
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Sicredi, instituição financeira cooperativa presentem em Roraima, implementou recentemente uma solução baseada em Reconhecimento Óptico de Caracteres (OCR) e Inteligência Artificial Generativa (IA Generativa) para reduzir o tempo de análise de documentos nos processos de crédito de consórcios de bens novos com registro. A nova solução foi desenvolvida diante do cenário de amplo crescimento que o Sicredi vem apresentando nos últimos anos. 

Este ano, a instituição já alcançou a marca de R$ 57,8 bilhões em créditos sob sua gestão. Em 2024, foram comercializados R$ 14,9 bilhões em créditos de consórcio, apresentando um crescimento de 31,9% em comparação com o ano anterior. Esse desempenho consolida o Sicredi como a 7ª maior administradora de consórcios do Brasil em cotas sob gestão.

Com esse novo recurso é possível consolidar dados por meio de automatização, utilizando a IA para compreensão e estruturação dessas informações, ou seja, o OCR extrai os dados brutos dos documentos e a IA interpreta, corrige, valida as regras de segurança de negócio e toma a decisão de aceite documental, isso tudo se retroalimentando e evoluindo com base nos documentos e dados enviados.

O projeto foi estruturado em etapas que incluíram estudo de viabilidade, definição de tecnologias, desenvolvimento, homologação e projeto piloto. Nesse último, realizado entre abril e junho deste ano, participaram 17 cooperativas, das mais de 100 que compõem o Sicredi, o que resultou em 357 pagamentos liberados e mais de R$ 38 milhões em créditos pagos com o suporte da IA. O prazo médio do processo completo de análise, que era de aproximadamente 6 dias, foi reduzido para cerca de 2 dias com o uso do OCR e da IA. Diante deste contexto, o Sicredi estuda estender o uso da tecnologia para mais processos.

“A Inteligência Artificial é uma tecnologia que serve como ferramenta de trabalho, nos auxilia a melhorar a experiência sobre os processos, gerar eficiência e identificar oportunidades de negócio. Com esta automação, melhoramos a experiência dos nossos associados, reduzimos a carga operacional no dia a dia das nossas equipes e potencializamos o tempo do nosso gerente de negócio para reforçar o nosso diferencial que é o relacionamento próximo e humano”, afirma o diretor de Produtos e Serviços do Sicredi, Thiago Rossoni.

 Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 9 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.

Nos estados de Mato Grosso, Pará, Rondônia, Acre, Amazonas, Amapá, Roraima, e algumas cidades de Goiás, o Sicredi está presente em 262 municípios e possui 357 agências, para o atendimento a mais de 1,5 milhão de associados.

FONTE/CRÉDITOS: SICREDI RR
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)