Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Terras raras em Roraima: deputados conhecem área promissora em Caracaraí

Local visitado já conta com 36 hectares em exploração e pode colocar Roraima em destaque no cenário nacional da mineração.

Terras raras em Roraima: deputados conhecem área promissora em Caracaraí
SupCom ALERR/Jader Souza
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

As chamadas “terras raras” são um conjunto de 17 elementos químicos fundamentais para a indústria moderna. Apesar do nome, eles não são tão raros assim na natureza; o desafio está em separá-los, já que aparecem misturados a outros minerais.

Esses elementos estão presentes em diversos equipamentos do dia a dia e em tecnologias estratégicas, como celulares, televisores, painéis solares, carros elétricos e até sistemas de defesa.

Em Roraima, altos níveis de elementos de terras raras foram descobertos no município de Caracaraí, no Complexo Mineral Barreira, a 180 km de Boa Vista.

A pesquisa é conduzida por três professores da Universidade Federal de Roraima (UFRR), entre eles o pesquisador e professor de geologia Vladimir de Souza, que explicou mais sobre a região analisada:

“A gente foi procurado aqui pelo empresário, coletamos amostras de rocha, fizemos algumas análises, lâminas e microscopia eletrônica. Com isso, conseguimos detectar elementos de terras raras em altíssimos teores. Isso validou os resultados que já tinham sido encontrados em outros laboratórios. Encontramos vários elementos de terras raras, além de minerais estratégicos”, explicou.

Nesta quarta-feira, a Comissão de Minas e Energia da Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) realizou uma visita técnica ao local, que atualmente tem aproximadamente 36 hectares em exploração.

Foto: Jader Souza

O objetivo foi conhecer de perto o potencial da área e obter subsídios para enriquecer os debates sobre o desenvolvimento econômico de Roraima. Na ocasião, foi demonstrada a alta concentração de minerais de terras raras na propriedade rural, a exemplo do ítrio, metal usado na produção de diversos eletrônicos, que apresentou concentração de 296 partes por milhão.

O presidente da Comissão de Minas e Energia da ALERR, deputado Idazio da Perfil (MDB), falou sobre os próximos passos da Casa Legislativa para contribuir com o debate:

“A Assembleia pode contribuir bastante. Vamos realizar algumas sessões itinerantes para esclarecer o que são as terras raras, já que muitas pessoas ainda não conhecem, assim como eu. Nós iremos apoiar, e quero que todos contem com o apoio da ALE. Sabemos que Roraima terá um grande avanço, tanto na arrecadação de impostos quanto na geração de empregos, renda e melhoria da vida do nosso povo”, destacou.

Idazio da Perfil (MDB) - Foto: Jader Souza

Já o presidente da Casa Legislativa, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), ressaltou que os estudos sobre as terras raras no estado são promissores para o desenvolvimento de Roraima, especialmente porque a área não está inserida em terras indígenas nem em áreas de preservação:

“Outro polo de mineração se apresenta altamente viável, com índices já comprovados por pesquisadores, pela universidade e por laboratórios de fora, que é a questão das terras raras aqui em Caracaraí. O legislativo apoia totalmente, pois é mais uma forma de gerar riqueza e emprego ao nosso povo, tudo de maneira sustentável”, afirmou.

Deputado Soldado Sampaio (Republicanos) e demais parlamentares da Casa Legislativa. Foto: Jader Souza

Também participaram da visita os deputados Odilon (Podemos), Éder Lourinho (PSD), Catarina Guerra (União), Gabriel Picanço (Republicanos) e o vice-prefeito de Caracaraí, Julinho Reis.

FONTE/CRÉDITOS: Lauany Gonçalves
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)