Criada com o intuito de estimular a reflexão sobre o bem-estar emocional, a campanha nacional “Janeiro Branco” chega a 2026 com 12 anos de atuação. Ao longo desse período, a Assembleia Legislativa de Roraima (ALERR) vem investindo em ações e programas permanentes de cuidado com a saúde mental e a valorização da vida.
Em 2017, a Assembleia Legislativa aprovou a Lei nº 1.220, que estabelece o “Mês Janeiro Branco”, dedicado à realização de ações educativas para a divulgação da saúde mental em todo o estado. Além disso, a Superintendência de Comunicação da ALERR desenvolve, ao longo do ano, campanhas informativas, podcasts, programetes, reportagens e peças publicitárias que enfatizam a importância do bem-estar populacional.
Mais recentemente, o Poder Legislativo avançou com a ampliação de atendimentos psicológicos, nutricionais e de enfermagem aos servidores, por intermédio da Superintendência de Saúde e Medicina Ocupacional. A unidade também promove ações internas e em escolas por meio do projeto “Tamo Junto”, que dialoga com estudantes sobre saúde mental, utilizando uma abordagem inovadora e ampliando a rede de apoio ao público jovem.
O presidente da ALERR, deputado Soldado Sampaio (Republicanos), destacou que o aumento de casos de esgotamento mental é motivo de preocupação. Segundo ele, enquanto poder público, é dever do Parlamento garantir e zelar pelo bem-estar físico e emocional, tanto dos servidores quanto da população.
“Isso inclui acesso a serviços de saúde de qualidade, apoio a iniciativas que fomentem o bem-estar físico e mental da população, promoção de ambientes de trabalho saudáveis em órgãos públicos, destinação de recursos para instituições do tipo. Enfim, esses fatores são essenciais para que a população se sinta acolhida e, no serviço público, reflete na eficácia e no bom andamento das atividades laborais”, completou Sampaio.
Metas, equilíbrio e bem-estar: professora alia carreira e autocuidado
Desde a adolescência, a coordenadora acadêmica e professora Thaís Pereira cultiva o hábito de se organizar e planejar cada novo ano. Ela conta que estabelece metas que variam entre objetivos simples e mais desafiadores, a serem cumpridos ao longo dos meses.
Em 2025, Thaís traçou dez metas e conseguiu alcançar nove. A principal delas foi a aprovação em um concurso público considerado o “sonho profissional”, que lhe garantiu uma vaga como professora no curso de enfermagem da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Agora, ela aguarda a posse no cargo, um dos propósitos estabelecidos para 2026, ano em que pretende cumprir treze metas.
“Escrevê-las me ajudam porque eu tenho como traçar planos, pois esse é o objetivo de impor metas. Outra delas, para o ano que vem, é me integrar com meus futuros colegas de trabalho. Então, para isso, eu tenho que perceber em mim o que eu preciso melhorar para conseguir me relacionar bem com as pessoas que estarão ao meu redor”, disse.
A professora reconhece que a rotina profissional ocupa grande parte do seu dia, mas ressalta que isso não a impediu de cuidar da saúde física e mental. Entre os objetivos alcançados, estão a prática regular de exercícios, a melhoria da alimentação e a perda de peso.
“Foi o que aconteceu quando iniciei no meu atual emprego: eu me alimentava mal e ganhei muito peso. Por isso, no início deste ano [2025], eu coloquei como meta mudar esses aspectos, porque eu poderia passar mal a qualquer momento. Mesmo que eu me exercitasse apenas duas vezes por semana, para mim já seria um grande ganho”, contou.
Thaís experimentou nove modalidades esportivas até encontrar aquelas com as quais mais se identificou, conciliando os exercícios com os estudos e a paixão pela leitura. Os resultados se refletiram diretamente em seu bem-estar físico e emocional.
“Depois de passar no concurso que eu queria e melhorar minha alimentação, a terceira melhor coisa que eu consegui foi a consequência da segunda, que foi perder peso. Isso ajudou muito na minha saúde física e mental e, com isso, eu pude evoluir na corrida. Este ano, participei de 12 eventos”, comemorou.
Investir em relacionamentos é essencial para a saúde mental, aponta especialista
Criada em 2014 pelo psicólogo mineiro Leonardo Abrahão, a campanha nacional "Janeiro Branco" tem como objetivo conscientizar a população sobre saúde mental e emocional, além de incentivar o autocuidado e a prevenção contra o suicídio. A escolha da cor remete a uma folha de papel em branco, na qual o autor tem a oportunidade de escrever novas histórias.
Para 2026, a campanha traz o tema "Paz, Equilíbrio e Saúde Mental". Segundo o psicólogo Wagner Costa, o mundo atual vive um turbilhão de sentimentos, no qual o sucesso profissional, o dinheiro e os empreendimentos acabam sendo priorizados, fazendo com que muitas pessoas se esqueçam da importância das relações humanas.
Conforme o especialista, o ser humano é essencialmente relacional e precisa investir mais nos vínculos interpessoais para alcançar uma melhor qualidade de vida, o que se reflete positivamente em todas as áreas.
“Se alguém me perguntar em que deve investir, eu diria: em relacionamentos. Conviva melhor com seu parceiro ou parceira, crie melhores condições de convivência com sua família, amigos, colegas de trabalho. Isso é fundamental para nós. Pensando no tema, o primeiro passo é melhorarmos as nossas relações interpessoais com as pessoas do nosso círculo mais próximo e, aí, a gente vai melhorar a vida, o ambiente e tudo mais será consequência desse ponto, porque, se eu equilibro o meu mundo interior, automaticamente o exterior se iguala", avaliou Costa.
Comentários: