Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Saúde

Ambulatório de infectologia passa a funcionar em Rorainópolis

A nova especialidade vai garantir o acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas como HIV, hepatites virais, tuberculose, hanseníase, malária e

Ambulatório de infectologia passa a funcionar em Rorainópolis
SECOM RORAIMA - Ascom/Sesau
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

O Centro de Especialidades Médicas Dr. Alceste Madeira de Almeida, em Rorainópolis, iniciou o funcionamento do ambulatório de infectologia, ampliando a oferta de atendimentos especializados para os moradores do Sul do Estado. A unidade faz parte do complexo hospitalar do HRSOSP (Hospital Regional Sul Governador Ottomar de Sousa Pinto), uma referência para o Sul do Estado.

“Esse Centro atende consultas ambulatoriais e hoje ele tem mais uma especialidade que é a Infectologia. Essa especialidade vai atender esses pacientes que antigamente se deslocavam até Boa Vista para atendimento”, afirmou o diretor-geral do HRSOSP, Natã Freire.

A nova especialidade vai garantir o acompanhamento de pacientes com doenças infecciosas como HIV, hepatites virais, tuberculose, hanseníase, malária e outras infecções tropicais. O serviço funcionará quinzenalmente, com consultas ambulatoriais e suporte técnico à equipe do hospital.

“Com a abertura do Ambulatório de Infectologia, nós vamos orientar a Comissão de Controle das Infecções do hospital, no sentido de prevenção das infecções, e fazer o monitoramento de possíveis pandemias, endemias que possam alcançar aquele Sul do Estado, tudo isso é papel do infectologista”, explicou o médico infectologista Joel Gonzaga.

O atendimento será feito inicialmente por livre demanda, mas o objetivo é que, com o aumento da procura, as consultas passem a ser agendadas via regulação municipal.

Segundo o médico infectologista, os exames laboratoriais básicos, se houver necessidade e urgência, serão feitos no próprio Hospital de Rorainópolis.

Ele disse ainda que os exames especializados como carga viral, CD4, CD8, sorologias, esses continuarão a ser colhidos em Boa Vista, no Lacen-RR [Laboratório Central de Roraima].

“A medida que o serviço começar a ser consolidado, vamos criar uma forma de enviar os exames de Rorainópolis para o Lacen-RR. Isso facilitará a vida de vários pacientes crônicos de HIV/AIDS que estão na região do Sul do Estado e de outras doenças que necessitam também de controle, como carga viral do diabetes, carga viral de hepatites”, afirmou Joel Gonzaga.

FONTE/CRÉDITOS: SECOM RORAIMA - Suyanne Sá
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)