O Regional Norte 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB Norte 1) se prepara para sua 52ª Assembleia, que será realizada na Maromba de Manaus, de 15 a 18 de setembro de 2025, com a participação de mais de 70 representantes das Igrejas locais e das pastorais e movimentos.
“Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão”
Bispos, presbíteros, religiosos e religiosas, leigos e leigas são convocados para participar de uma assembleia que tem como tema “Por uma Igreja Sinodal, comunhão, participação e missão”, tendo como lema “Eles responderam: ‘nós também vamos contigo’ Jo 21,2-3”.
Uma assembleia que busca “aprofundar o Documento Final do Sínodo sobre Sinodalidade e contribuir na construção das Diretrizes da Ação Evangelizadora – CNBB Nacional”, segundo recolhe o objetivo da assembleia, que iniciará com uma celebração eucarística na segunda-feira.

Colegialidade episcopal e participação das lideranças
Segundo a secretária executiva do Regional Norte 1, Ir. Rose Bertoldo, “a Assembleia do Regional Norte 1 é sempre marcada pela colegialidade entre os bispos e a grande participação das lideranças das nove igrejas locais do Regional Norte 1.” Em 2025, a religiosa destaca que serão estudadas as Diretrizes para a Ação Evangelizadora, que estão sendo elaboradas pela CNBB, e o aprofundamento do Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade para pensar coletivamente sua implementação.
A secretária executiva sublinha que “as igrejas locais já estão trabalhando isso, mas a gente quer também, em nível de Regional aprofundar o estudo do Documento Final e a implementação do mesmo a partir das assembleias diocesanas e prelatícias das igrejas do Regional Norte 1”.
A religiosa destaca a importância da análise de conjuntura no início da assembleia, “que neste tempo é importantíssimo para o Regional, pois iremos ter uma visão geral da sociedade, vamos ter uma visão geral das forças políticas, econômicas e eclesiais que irá também contribuir para o estudo posterior sobre o Tema Central da Assembleia.” O Tema Central tem como ponto de partida as Linhas Gerais do Documento Final do Sínodo sobre a Sinodalidade. Os participantes irão debater sobre as Implicações do Sínodo para o Regional e para as Diretrizes.

Caminhada das pastorais e igrejas locais
As pastorais irão apresentar a partir do Documento Final do Sínodo, os aspectos destacamos que estão sendo vivenciados ou devem avançar na pastoral do Regional Norte 1. Igualmente, as dioceses apresentarão, a partir do mesmo documento, os aspectos destacados nas nove Igrejas Locais que fazem parte do Regional Norte 1.
Em trabalho em grupos, os participantes irão fazer aportes para as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora. Na pauta aparecem outros pontos como o processo que está sendo realizado nas Igrejas Locais sobre a formação da equipe ampliada, com relação ao Protocolo de Proteção de Crianças, Adolescentes e Adultos Vulneráveis. Igualmente o trabalho dos chanceleres, a Comunicação em nível Regional, a COP 30, o MUTICOM e a Agenda 2026.
Comentários: