Rádio Monte Roraima FM

(95) 3624-4064

Notícias/Geral

Caer reforça monitoramento da qualidade da água em Normandia

Medidas corretivas incluem ajustes no tratamento e novas coletas realizadas pela equipe técnica da companhia.

Caer reforça monitoramento da qualidade da água em Normandia
Foto: Ascom/Caer
Use este espaço apenas para a comunicação de erros nesta postagem
Máximo 600 caracteres.
enviando

A Caer (Companhia de Águas e Esgotos de Roraima) intensificou o controle da qualidade da água no município de Normandia, com a execução de medidas corretivas no sistema de abastecimento. As ações incluem descarga nas pontas da rede de distribuição e correção da dosagem de produtos químicos utilizados na ETA (Estação de Tratamento de Água), com o objetivo de garantir a qualidade da água fornecida à população.

De acordo com o presidente da companhia, James Serrador, a Caer mantém uma rotina permanente de monitoramento e controle da água produzida e distribuída em todo o Estado. “Nesta quarta-feira, 10, a equipe da GSQA foi novamente deslocada para Normandia, para verificar a qualidade da água distribuída e monitorar a troca de material filtrante dos Filtros Russo”, pontuou.

As ações são executadas pela GQSA (Gerência dos Sistemas de Qualidade de Água), responsável por acompanhar e avaliar continuamente os processos de tratamento. Serrador explicou que os laboratórios da Caer utilizam 27 parâmetros físico-químicos e três bacteriológicos para análise da água, realizadas diariamente e mensalmente.

Além disso, o trabalho é reforçado por um laboratório terceirizado, que avalia outros 188 parâmetros em análises mensais, bimestrais, trimestrais e semestrais. Esses testes abrangem mananciais superficiais e subterrâneos, além da água na saída do tratamento e do esgoto tratado.

Segundo a companhia, os testes realizados oferecem resultados de alta complexidade, capazes de determinar a qualidade da água e identificar possíveis contaminações. Todo o processo de tratamento é permanentemente fiscalizado por agências reguladoras e órgãos ambientais competentes, seguindo, principalmente, as diretrizes estabelecidas pelas resoluções do Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente) e pela Portaria do Ministério da Saúde nº 888, de 4 de maio de 2021.

FONTE/CRÉDITOS: Com informações da Secom Roraima | Neuzelir Moreira
Comentários:

Veja também

Faça seu pedido :)