Nos dias 25 e 26 de julho, o Programa Agronorte promoveu em Roraima a quarta capacitação voltada à formação de profissionais que atuam diretamente no campo. Desta vez, o tema foi o planejamento de pastagens, com o objetivo de melhorar o uso das forrageiras nas propriedades rurais do estado.
Participaram da capacitação 31 profissionais, entre técnicos de campo e instrutores do Senar Roraima. A formação foi conduzida por Bruno Iwamoto, sócio da empresa Gerente de Pasto, referência nacional no segmento de planejamento de pastagem. Durante os dois dias, foram abordados conteúdos teóricos e práticos, com destaque para o planejamento forrageiro e estratégias essenciais para o uso racional e produtivo das pastagens.
“Foram dois dias ótimos de repasse de conhecimento de toda a experiência que a empresa Gerente de Pasto viveu no campo, que é trazer de fato, como manejar pastagem de forma simples, prática e efetiva. Não só enxergar o que é um pasto bom e ruim, mas todas as métricas necessárias para conduzir um manejo de pastagem, assim como também um planejamento forrageiro, que é o primeiro pilar para se fazer uma boa gestão de pastagem”, afirma Iwamoto.
O instrutor do Senar Roraima, José Wilker, destacou a contribuição da capacitação para os profissionais do estado. “A jornada técnica está contribuindo com o conhecimento teórico e prático para os profissionais e instrutores do Senar, para que possamos tá aplicando com os produtores”, explica.
O presidente do Sistema Faerr/Senar, Sílvio de Carvalho, reforçou a importância do programa para o desenvolvimento do agronegócio roraimense. “O Agronorte é a nossa contribuição para que o conhecimento e as novas técnicas sejam as ferramentas para o desenvolvimento do produtor rural de Roraima”, afirma.
O Programa Agronorte é uma iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) voltada ao atendimento dos produtores rurais da região Norte, que recebem Assistência Técnica e Gerencial (ATeG), por meio de ações de saúde, promoção social, formação técnica, serviço de ESG, entre outras.
Comentários: