O Centro de Convivência da Juventude (CCJuv), programa permanente da Assembleia Legislativa de Roraima (ALE-RR), vai ampliar a rede de cuidado aos alunos dos polos da capital com a oferta gratuita de atendimentos de psicologia e odontologia. A iniciativa é resultado de um acordo de cooperação técnica firmado com a Faculdade Cathedral, que disponibilizará acadêmicos dos dois cursos para realizar os serviços.
Segundo a superintendente de Programas Especiais (SPE), Marília Pinto, à qual o CCJuv é vinculado, o programa atende cerca de 4 mil crianças e adolescentes, muitos em situação de vulnerabilidade emocional.
“A gente observa, por várias razões, crianças com transtornos, que sofrem bullying de diferentes naturezas, inclusive no ambiente familiar. Eventualmente, nos deparamos com casos bastante sérios aqui. Por isso, entendemos que seria de grande valia oferecer esse suporte emocional aos alunos”, destacou.
Atendimento psicológico
Os atendimentos serão organizados semanalmente, a partir de situações identificadas pelos instrutores durante as atividades no CCJuv. De acordo com a diretora executiva da SPE, Maria Hilda Mendonça, os professores receberão orientações para desenvolver maior sensibilidade na identificação de sinais de dificuldades emocionais.
“Cada instrutor conhece seu aluno. Alguns já conseguiram perceber mudanças de comportamento. Vamos orientá-los a preencher fichas de fluxo, que serão analisadas e encaminhadas aos especialistas para o retorno e, então, o agendamento dos atendimentos”, explicou.
Após a identificação dos casos, os pais ou responsáveis serão chamados para autorizar e acompanhar o processo. A coordenadora do curso de Psicologia da Cathedral, Luana Munner, acrescentou que os alunos do CCJuv serão recebidos inicialmente pela neuropsicopedagoga do centro, que fará a triagem e conversará com as famílias. Quando necessário, o acompanhamento será transferido para a Clínica-Escola da faculdade, garantindo tratamento contínuo.
“Os atendimentos serão semanais, conforme a disponibilidade da família, e terão início, meio e fim. Além disso, nossos acadêmicos realizarão visitas técnicas ao CCJuv, conhecendo o ambiente, levantando demandas e identificando possíveis intervenções dentro do âmbito social”, ressaltou.
Atendimento odontológico
Na área odontológica, adolescentes entre 13 e 17 anos terão acesso a consultas gratuitas na clínica da Cathedral, sempre às segundas-feiras, a partir das 13h30, e às sextas-feiras, às 8h.
Já para crianças de 5 a 12 anos, será realizado o “escovódromo”, uma atividade de orientação com escovação supervisionada e aplicação de flúor uma vez por mês. O atendimento contemplará até 12 crianças por grupo, mediante autorização dos pais ou responsáveis. O transporte até a clínica será viabilizado pelo programa.
Comentários: