Pela primeira vez em 25 anos de fundação, a Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR) ultrapassou a marca de 50 membros com a posse de três novas defensoras e um novo defensor, na última quarta-feira, 7. No quadro defensorial, as mulheres seguem sendo maioria.
Catarina Lopes Maia, Jean Daniel de Almeida Santos, Helen Beatriz Silvano do Nascimento e Sylvia Annabel Soriano de Souza foram empossados em solenidade no auditório da unidade da DPE-RR do Centro de Boa Vista.
Durante discurso, a nova defensora, Beatriz Silvano, falou sobre o sonho de ingressar na carreira.
“Como mulher, nordestina e negra, posso dizer que a Defensoria é para pessoas como eu. Não só no papel de assistidos, mas também no papel de defensores e servidores. Reafirmo, esse mesmo povo não só merece, mas vai ocupar todos os acentos que possam sonhar”, discursou a nova defensora.
Em 2025, a Defensoria superou os atendimentos em cerca de 15%. Com a posse dos novos defensores, a meta agora é ampliar os atendimentos à população, conforme o defensor público-geral, Oleno Matos.
“Queremos aumentar ainda mais a assistência jurídica gratuita a toda a população. Para que a Defensoria faça a prestação de contas de 2026, demonstrando que nós avançamos ainda mais para garantir às pessoas de Roraima o acesso à justiça, o acesso ao direito, seja ele individual ou coletivo”, destacou Oleno Matos.
A solenidade contou com a presença do conselho superior da Defensoria Pública; governador em exercício, Edilson Damião; deputado federal, Stélio Dener; e o representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) seccional Roraima, advogado Bruno Martins.
O governador em exercício, Edilson Damião, ressaltou a importância de fortalecer a Defensoria Pública de Roraima. “A Defensoria faz esse papel de interlocução junto à população de Roraima, atendendo aos interesses das pessoas menos favorecidas. Agora, aumenta mais ainda o quadro de pessoas que precisam desse atendimento, devido ao crescimento da população no Estado”, disse.
Empossados, os quatro defensores agora passam por um curso de capacitação de 250 horas promovido pela Escola Superior da Defensoria Pública de Roraima (DPE-RR).
A partir do dia 28 de janeiro, os quatro novos defensores serão designados para as respectivas comarcas. Uma das metas da DPE-RR é possuir dois defensores atuando em cada unidade do interior.
Comentários: