A tradicional fumaça preta saiu da chaminé da Capela Sistina nesta quarta-feira (7), sinalizando que os cardeais reunidos em conclave não chegaram a um consenso sobre o novo líder da Igreja Católica. A fumaça escura representa o resultado da primeira votação do conclave, que também foi a única realizada neste primeiro dia de deliberações.
Para que um novo papa seja eleito, é necessário que um dos cardeais receba pelo menos dois terços dos votos dos eleitores. Somente nesse caso, será emitida a famosa fumaça branca, que anuncia ao mundo a escolha do sucessor de São Pedro.
A partir desta quinta-feira (8), o conclave poderá realizar até quatro votações por dia, nos seguintes horários (horário de Brasília):
-
5h30 – Fim da votação; só haverá fumaça se um papa for eleito
-
7h00 – Caso não haja eleição, sairá fumaça preta
-
12h30 – Nova votação com possibilidade de fumaça branca, se houver consenso
-
14h00 – Caso não haja eleição, sairá novamente fumaça preta
Caso nenhum candidato alcance os dois terços necessários, o conclave continuará nos dias seguintes com o mesmo ritmo de votações até que se chegue a uma decisão.
A Capela Sistina, no Vaticano, segue isolada para garantir o sigilo do processo, que é um dos mais antigos e solenes da tradição católica.
Comentários: